Quem disse que leveza não combina com profundidade? Lova (Liddo Editora, 44págs., R$ 25), de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, prova que essa combinação é, sim, possível. No livro – que tem sessão de autógrafos nesta quarta-feira, às 19h30min, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul –, os autores e artistas plásticos convidam o leitor a acompanhar a viagem de um louva-a-deus curioso e sonhador na sua descoberta do mundo, com todas as perguntas e respostas que ele suscita.
– O Lova é existencialista – brinca Gio, sobre o fato de a história tocar em temas como tristeza, solidão e separação/morte.
Leia também:
Cenário de encontros (especial sobre a Feira do Livro)
Filmes adaptados da literatura ganham sessões na Feira do Livro de Caxias
Feira do Livro de Caxias do Sul registra 6,5 mil obras vendidas no primeiro final de semana
O leitor nasce em sua própria casa
Voltado ao público infanto-juvenil, Lova retoma duas características já presentes no livro anterior da dupla, Voos da Alma, lançado em março: a história contada em rimas e o visual construído a partir de peças criadas pelos artistas, fotografadas e transpostas para o papel. Desta vez, entretanto, os personagens e cenários poderão ser conferidos concomitantemente com o lançamento do livro, na exposição homônima que também será aberta nesta quarta.
Outra diferença é que enquanto Voos traz várias histórias curtas e um trabalho feito em cima de personagens voadores, para Lova foi eleita uma única história, dando-se ênfase à criação dos cenários – 13 ao todo, construídos pela técnica da bricolagem, com papelão, madeira, lâmpadas e outros materiais reciclados, tudo colorido com tinta acrílica e guache.
– A cada trabalho, buscamos uma nova linguagem. É um desafio bem legal – ressaltam Gio e Doug, lembrando ainda que são duas construções paralelas, a exposição e o livro.
Embora a história já estivesse escrita desde o ano passado, quando foi submetida ao Financiarte, todo o trabalho de criação das peças ocorreu desde março.
– Foi uma imersão criativa total – diz Gio.
Uma novidade do livro é que, nas últimas páginas, os leitores encontram uma série de ilustrações para colorir (e para encontrar os louva-a-deus escondidos nas imagens). Um presente de Lova para os leitores, que, assim, demoram um pouquinho mais a se despedir do simpático personagem.
AGENDE-SE
O que: abertura da exposição e lançamento do livro Lova, de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso
Quando: nesta quarta, dia 5, às 19h30min
Onde: na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr. José Montaury, 1.333), em Caxias
O livro: Liddo Editora, 44 páginas, R$ 25
A exposição: visitação a partir de quinta-feira, até dia 29, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados das 10h às 16h