Mais de 7 mil pessoas travaram uma batalha virtual pela educação no ano passado e saíram vitoriosas. Professores e alunos dispostos em centenas de equipes ativaram códigos e ideias durante meses para garantir o sucesso da missão. Mas Nulis, o vírus do desinteresse e da ignorância, está de volta infectando a internet, e só o protagonismo de jovens engajados poderá novamente derrotá-lo.
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É com essa premissa que o projeto Logus – A Saga do Conhecimento chega à sua segunda edição. Voltado para estudantes e educadores de escolas públicas do Rio Grande do Sul, a iniciativa consiste em um jogo online que convida os participantes – ou "ativados" – a realizar projetos reais em sala de aula e nas suas comunidades. A nova fase do Logus, lançado por Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e Grupo RBS, começou ontem e segue até 26 de novembro.
O objetivo é incentivar o desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos e fomentar mudanças positivas. No ano passado, quando 633 escolas se inscreveram, a Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro foi a grande vencedora. A equipe do município de Relvado, que tem 2 mil habitantes, recebeu a premiação de R$ 5 mil e mais a construção de uma sala inovadora para a escola.
– Temos hoje, infelizmente, um grande número de jovens que está distante da escola, por não ver sentido nos conteúdos, e que também está fora do mercado de trabalho. O projeto Logus busca uma aproximação efetiva com os jovens, para promover a conexão com o ambiente escolar e com o prazer de aprender – afirma a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.
Neste ano, a saga para combater Nulis continua. Mobilização, criatividade, espírito de equipe, inovação e atitude são as competências socioemocionais que o game espera desenvolver durante o projeto de seis meses. Serão quatro missões a serem cumpridas pelas equipes formadas nas escolas.
Ao longo de cada etapa, os times irão acumular pontos, e haverá recompensas em dinheiro para os melhores colocados. Serão premiadas as três equipes que mais se engajarem e melhor realizarem as missões.
Como participar
– O projeto Logus é aberto a todas as escolas públicas do Rio Grande do Sul
– Estudantes e educadores das redes municipal, estadual e federal podem inscrever suas equipes
– Cada escola pode ser representada apenas por um grupo, que deve ser composto por, no mínimo, 12 integrantes, entre educadores e alunos
– A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.logusasaga.com.br
– A participação vai até 26 de novembro
Como funciona
Como uma grande gincana virtual, as equipes terão de cumprir quatro tarefas, lutando para gerar Logus, a energia do conhecimento, necessária para evitar o nascimento de Nulis, o vírus do desinteresse. As escolas poderão iniciar sua participação em qualquer fase do jogo. Porém, quanto maior o engajamento nas missões e em todas as tarefas, maior a chance de ser a equipe vencedora.
1) Cada escola forma uma equipe
2) Cada equipe deve conter um líder aluno, um professor responsável e no mínimo mais 10 integrantes, entre educadores e alunos
3) As equipes competirão em quatro fases de um grande jogo, além de atividades extras: os Graus, Actus, Ludens e Sensus
4) Além de pontuação, as equipes receberão medalhas virtuais que mostrarão as características de cada equipe
5) O jogo conta com uma plataforma digital que comunica as tarefas, o ranking das escolas e as medalhas conquistadas
Premiação
O jogo terá três principais vencedores, que ganharão prêmios em dinheiro. Para defini-los, será feita a soma do total de pontos no fim do jogo. O máximo que se pode atingir é 5 mil logus.
1º lugar
R$ 5 mil para a equipe
2º lugar
R$ 3 mil para a equipe
3º lugar
R$ 2 mil para a equipe
Além de premiação final, os três primeiros colocados nas três maiores missões também receberão R$ 2 mil cada.
As missões
Para acumular logus e vencer a competição, as equipes precisarão passar por quatro fases principais.
1) Sustentabilidade (Genus - 7 de julho)
Os participantes terão de criar um projeto baseado em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aplicar esse objetivo na escola
2) Leitura (Lectius - 9 de agosto)
Inscrever um projeto de incentivo à leitura para concorrer ao Prêmio RBS de Educação é o objetivo desta missão bônus
3) Cidadania (Polis - 31 de agosto)
Tem o objetivo de estimular nos jovens o interesse sobre o conhecimento em política e prevê atividades para despertá-los para uma convivência cidadã
4) Transformação (Vertus - 10 de outubro)
Propõe aos participantes uma sequência de aprendizados para que transformem um espaço na comunidade onde a escola está inserida
Pontuação
Cada equipe poderá ganhar até 750 logus por missão principal – sendo 500 pela participação e o restante para os melhores colocados. Inscrever um projeto na missão bônus, Lectius, garante mais 500 pontos. A pontuação máxima, de 5 mil logus, pode ser atingida através da realização de atividades bônus.
Pontuação bônus
Graus - Serão três graus ao longo do game, cada um com pontuação máxima de 100 logus. TOTAL: 300 logus.
Actus - Serão 12 desafios. Ao participar de cada um, a equipe ganha 30 pontos. Se for a vencedora, ganha mais 30 pontos. TOTAL: até 720 logus.
Ludens - Serão cinco quizzes durante o game. Cada um vale até 100 pontos. TOTAL: 500 logus.
Sensus - É um questionário que pode ser respondido a qualquer momento do jogo. Pode-se ganhar até 200 logus.
Omni - São os pontos por engajamento. Ao participar de todas as missões, incluindo Graus, Actus, Ludens e Sensus, a equipe ganha mais 530 logus.