O papel da crítica em dança e sua importância no fazer artístico é o eixo das discussões dos 14 textos que compõem o quinto volume da Coleção Húmus, cujo lançamento ocorre nesta quinta, às 20h, na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul. Organizada pelo jornalista, crítico e colunista do Pioneiro Carlinhos Santos, a obra apresenta relatos de especialistas e pesquisadores de trabalhos artísticos ou críticos em torno da crítica, além de posicionamentos teóricos a respeito do tema. A coleção foi idealizada pela professora e pesquisadora em dança Sigrid Nora.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
– Os espaços para a crítica estão cada vez menores, e a crítica tem sua importância não só do ponto de vista da avaliação, mas também da leitura qualificada, cada vez menos valorativa e cada vez mais colaborativa – reflete Carlinhos.
Na opinião do jornalista, o livro reúne textos que geram conteúdos tanto para a academia quanto para quem produz dança e mostram que o gênero é muito mais do que espetáculo.
– Para quem produz, é importante ter um retorno que vai além de dizer se é bom ou ruim – afirma o crítico.
O sumário inclui, entre outros, uma reflexão do pesquisador Marcio Pizarro Noronha sobre os legados kantianos para os estados da crítica na contemporaneidade e um olhar do doutor em História e historiador Rafael Guarato sobre a possível extinção do ofício de crítico. A bailarina e pesquisadora Cláudia Müller escreve sobre o projeto Precisa-se Público e o deslocamento da escrita sobre a dança para outros autores não especialistas no tema. Já a artista Sheila Ribeiro aborda o 7X7, tentativa de criar uma coreografia conectiva com artistas falando sobre artistas e obras, ideia contemplada com o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de 2014, na categoria “Iniciativa em Dança”.
Em seu capítulo, Carlinhos Santos relata a experiência em redigir críticas para dança em Caxias do Sul. Helena Katz encerra as reflexões com um texto sobre o que denomina “tempos de Me, Myself and I”, em que “cada um pode postar, publicar, comentar, classificar, elogiar, qualificar, deletar, compartilhar, curtir o que quiser pelo tempo que lhe aprouver; pode dizer qualquer coisa sobre qualquer assunto”.
Além do lançamento do livro, haverá um debate com a participação de Carlinhos, Sigrid, Gislaine Sachet, professora, coreógrafa e pesquisadora em dança, e Felipe Gue Martini, jornalista e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FSG. Húmus 5 tem financiamento via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e apoio cultural de Empresas Randon e FSG.
Programe-se
Pesquisa
Crítica em dança é tema de livro com lançamento quinta, em Caxias
Quinto volume da coleção "Húmus" apresenta 14 textos de pesquisadores em diversas áreas
Diego Adami
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project