Antes de ser convidada para integrar o elenco de Elza & Fred - O Amor Não Tem Idade, Ana Rosa não tinha visto os filmes (o original é argentino, mas há também uma versão americana) e tampouco havia conferido a primeira montagem brasileira da história, que estreou ano passado. Dessa forma, a possibilidade de dar vida a Elza nos palcos veio acompanhada de uma série de boas descobertas. Bastou o primeiro contato com o texto, adaptado para os teatros pelos próprios autores do roteiro original, e a atriz já estava apaixonada.
- É uma personagem deliciosa - resume Ana Rosa, que mostra sua Elza aos caxienses neste sábado, no Teatro Murialdo.
Elza é uma senhora irreverente que muda a vida de um viúvo hipocondríaco e pouco sociável depois que ele se torna vizinho dela. Desanimado com o resto de tempo que ainda lhe sobra, Fred (Umberto Magnani) vai acabar descobrindo na idosa maluquinha uma nova possibilidade de enxergar a vida. E assim também acontece com o elenco que representa essa história e, claro, com público que a assiste.
- A Elza tem uma característica que eu já cultivava antes, que é a de procurar viver cada dia como se fosse o último. A gente aprende com essa jovialidade dela, com essa forma de curtir cada momento. Ela nunca deixa a peteca cair - comenta Ana Rosa.
Assim como sua personagem precisa enfrentar com coragem os desafios que a terceira idade apresenta, a atriz de 73, a atriz anos também convive com as mudanças trazidas com a passagem do tempo.
- Depois de ultrapassar a curva dos 50 anos, os convites para tevê e teatro ficam mais escassos (risos). Eu estou muito orgulhosa com esse espetáculo - conta ela, que tem mais de 70 produções de tevê no currículo e, em 1997, entrou para o Guinness Book como a atriz que mais fez novelas no mundo.
Com direção do experiente Elias Andreato, a peça carrega a mão nos elementos de humor. Apesar disso, muitos espectadores precisam de um lencinho enquanto acompanham as peripécias de Elza e Fred.
- Tem muito sentimentalismo, muitas pessoas vão às lágrimas, mas isso não quer dizer que a peça seja um dramalhão - pondera Ana Rosa.
Para a atriz, é a positividade de Elza que domina a história e vai de encontro à mensagem principal do espetáculo:
- Não existe idade para ser feliz.
O espetáculo estará em cartaz neste sábado, às 21h, no palco do Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1.740), em Caxias. Os ingressos de primeiro lote custam R$ 90 e R$ 80 (plateia e mezanino). Idosos, estudantes e sócios do Clube do Assinante (com um acompanhante) pagam meia. Antecipados à venda na Livraria Sempre Ler (Marquês do Herval, 687).
Teatro
Atores da Globo encenam peça em Caxias do Sul, neste sábado
Sucesso nos cinemas, "Elza & Fred" chega ao teatro com Ana Rosa e Umberto Magnani
GZH faz parte do The Trust Project