Os vencedores do 49º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul receberão a premiação na próxima terça-feira, dia 9, às 19h30min, na Vitrine Cultural na Casa da Cultura. Nesta edição, a vencedora da categoria Obra Literária - Prêmio Vivita Cartier foi a jornalista e escritora Alessandra Rech, com o livro Mirabilia, uma reunião de crônicas publicadas entre 2007 e 2013 no jornal Pioneiro, revistas e organizadas seguindo a linha temática do imaginário medieval. O livro é ilustrado pelo artista plástico e frei capuchinho Celso Bordignon.
Na ocasião, também serão premiados os vencedores das categorias Contos, Crônicas e Poesias (confira relação abaixo). Segundo o Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, foram 82 inscrições na categoria Contos, Crônicas e Poesias, destinada a textos inéditos, e 13 inscrições na categoria Obra Literária, destinada a livros de literatura publicados em 2014.
A comissão examinadora do concurso foi formada pela escritora Rejane Romani Rech, o jornalista e escritor Airton Ortiz e o escritor Marcos Mantovani.
Os vencedores:
Categoria Contos
1º lugar: Márcia Bastian Falkenbach, com os textos Estou terminando nosso tórrido caso de amor Imaginário, Mais uma Chance e Lembranças de Papel de Pão
2º lugar: Juarez Nunes da Silva, com os textos Belmiro Nunes de Moraes - Uma Vida de Caridade, Nos Bailes do Tio Arquemimo e Tia Casturina e sua rude medicina
Categoria Crônicas
1º lugar: Filippo Elia Pezzini, com os textos Meu cachorro é um filósofo, Zen e Paradoxo
2º lugar: Márcia Bastian Falkenbach, com os textos Pelas ruas, Por Preconceito e Sobre o passar das horas
Categoria Poesias
1º lugar: Juliana Maria Santos, com os textos Tu, Cemitério e In(Versos)
Categoria Obra Literária - Prêmio Vivita Cartier
Alessandra Rech, com a obra Mirabilia
Literatura
Concurso Anual Literário entrega prêmios dia 9, em Caxias do Sul
"Mirabilia" foi o vencedor na categoria Obra Literária - Prêmio Vivita Cartier
GZH faz parte do The Trust Project