A falta de ética é normalmente evocada no discurso para expressar indignação com o comportamento alheio - esta aí o deputado Jair Bolsonaro para confirmar a premissa. Virou até clichê para se referir à corrupção na esfera pública, mas estaria ela apenas enraizada ao topo da hierarquia política do país ou se espalharia também pela sociedade?
No meio dessa crise surge o Manual de Ética - Questões de ética teórica e aplicada, obra recém-lançada pela Educs em parceria com a Editora Vozes como um guia para a reflexão diante dessa realidade.
- O momento histórico em que vivemos é propício para uma medição de quanto efeito negativo a não-ética provoca na vida, no meio ambiente, nas relações humanas e nas organizações - afirma frei Jaime Bettega, professor da disciplina Ética Organizacional na UCS há 10 anos.
- As pessoas confundem e acham que ética só se aplica à filosofia ou à política, mas ela está presente no cotidiano - afirma o professor Evaldo Kuiava, reitor da UCS. - Julgamos o agir do outro, de um político, por exemplo, mas fazemos o mesmo -complementa.
Cidadania
Livro surge como guia de princípios éticos na vida pública e privada
'Manual de Ética', lançado pela Educs em parceria com a Vozes, é o primeiro do gênero no país
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar email