O artista Chico Machado sempre gostou de histórias em quadrinho, e escolheu justamente uma onomatopeia, dessas bem comuns na cultura pop, para ilustrar o nome da exposição que abre em Caxias do Sul a partir desta terça-feira. Aparelhos que Fazem Zóing é uma compilação de objetos sonoros criados por Machado, onde música, pintura, escultura, vídeo, instalação e performance se complementam. Tudo pode ser mexido e, desta forma, ganhar novo sentido a cada visita diferente.
- Em geral, existe esta relação das pessoas com a arte, de que numa galeria não toca em nada, só se olha. Então sugerir que as pessoas toquem nos objetos já uma subversão absurda - comemora Machado.
Na exposição, os mais de 10 aparelhos criados pelo artista estão dispostos em dois ambientes. Numa tecnologia inventada pelo próprio Machado, sensores fotoelétricos conduzem sons ativados pelo jogo de luz e sombra projetados em uma parede. Vídeos foram criados especialmente para a mostra, como se fossem discos que só tocam no "aparelho de som" de Machado.
- As pessoas também vão poder colocar suas sombras para fazer funcionar o aparelho - sugere ele.
A exposição integra ainda uma série de dispositivos sonoros à espera da manipulação do público por meio de um teclado acoplado a uma estação de comando. As composições mais improváveis podem resultar dessas visitas.
A abertura da exposição Aparelhos que Fazem Zóing! ocorre nesta terça, às 19h, na Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo). Também nesta terça haverá formação de educadores com Claudia Hamerski e Leo Felipe (Fundação Ecarta) e conversa com o artista Chico Machado, às 20h. A visitação pode ser feita até 12 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 18h30min, e aos sábados, das 15h30min às 18h30min. A entrada é franca.
Arte
Centro de Cultura Ordovás recebe exposição 'Aparelhos que Fazem Zóing!' a partir desta terça
Chico Machado propõe interatividade entre público e objetos sonoros
GZH faz parte do The Trust Project