O Dia das Mães deste ano veio com uma surpresa especial tanto para a dona de casa Lazara Laiane Tote de Morais, 28, quanto para a mãe, Marilene Tote de Morais, que de acordo com a filha, "ela sempre mente a idade". Faz cerca de dois anos que Lazara, natural do Maranhão e radicada em Caxias há sete, se inscreveu no quadro Encontrar Alguém, do Caldeirão do Huck, pedindo para encontrar a mãe que mora em Barcelona há oito anos.
Foi apenas em março de 2014 que o marido dela, William Sugari, 36, recebeu a ligação da produção do programa para realizar o episódio que vai ao ar neste sábado. A primeira vez que ligaram com a informação de que era do Caldeirão, ele logo desligou o telefone, pensando que fosse trote. A insistência da produção fez Sugari conferir o e-mail que da produção confirmando os dados da esposa para acreditar que eles estavam mesmo sendo selecionados para o quadro.
Depois de cerca de um mês de negociações, tudo sem o conhecimento de Lazara, a produção foi à residência do casal. Para Lazara, a visita ainda era uma entrevista de seleção, quando uma das pessoas da equipe disse que um avaliador gostaria de falar com ela pelo Skype.
- Quando ele abriu a tela do computador apareceu o Luciano (Huck), dizendo que tinham adorado minha história. Dai eu desatei a chorar. Eu disse "tu é muito lindo", de todas as frases foi me sair bem essa. Foi bem emocionante - relata Lazara, divertindo-se com a memória.
No dia seguinte o casal, que viajou com o filho de oito meses, Miguel de Morais Sugari. já estava se deslocando ao Rio de Janeiro para encaminhar passaporte. No dia 17 de abril a família, que ainda é composta por uma filha de 12 anos, Kerllem de Morais, que ficou em Caxias, estava num voo para Barcelona.
- No que o Luciano me deu a notícia a produção já foi atrás de tudo. Foi mágico. Tinha tudo arranjado, eles resolvem tudo muito rápido. São impecáveis - elogia Lazara.
Ao chegar em Barcelona, todo um jogo de cena teve que ser feito para supreender não só a mãe, mas o irmão Ystelio Tote de Moraes, que também mora em Barcelona há três anos. A primeira encenação foi feita no hotel cinco estrelas onde foram hospedados. Depois do primeiro encontro, Ystelio ajudou a criar uma história para a mãe de Lazara.
Ele a levou na tarde do dia seguinte para o parque de Montjuïc, onde - após entrevistar Neymar pela manhã - Luciano estaria gravando uma matéria. Marilene reconheceu o apresentador e o filho logo a incentivou a chegar mais perto para fazer uma foto. Coube ao brasileiro dar sequencia à encenação e puxar papo com a mãe.
- A minha mãe é toda meio achada, e dai ela foi "se sentindo" - brinca Lazara - O Luciano foi conversando com ela, perguntando da vida dela, pediu se ela tinha filhos e ela foi contando. Ele disse pra ela mandar uma mensagem para mim, que eles iriam passar na televisão no Brasil. Nisso eu já estava atrás dela e já comecei a chorar. Dai ele disse: "é melhor você falar pessoalmente pra ela" e virou ela na minha direção. Ela caiu no choro na hora, estava cheio de gente ao redor, todo mundo gritou. Ela chorou, chorou, chorou, teve um surto, ficou histérica, e eu dizia: "mãe, para que tá na Globo".
Depois do reencontro, Lazara, o marido e o filho ficaram mais dois dias fazendo turismo por Barcelona junto com a mãe, que se mudou para a cidade catalã para superar a morte do filho mais novo, então com nove anos de idade. Para Lazara, que além de Ystelio tem outro irmão que mora em Goiânia, o encontro serviu para ficar tranquila em relação a vida que a mãe leva.
- Eu revi minha mãe que tinha oito anos que eu não via, matei um pouco a saudade, vi onde ela mora, dá um alívio. Ela está bem melhor do que ela estava aqui. Pude conhecer Barcelona. Eu nunca acreditei nessas coisas de tevê, meio estranho acontecer contigo. Valeu muito a pena - garante.
Reencontro materno
Radicada em Caxias, Lazara de Morais participou do quadro 'Encontrar Alguém' do Caldeirão do Huck
Episódio vai ao ar neste sábado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: