O projeto que já exibiu mais de 300 filmes gratuitamente desde 2009 está de volta. O Matinê às 3 retorna nesta quinta, às 15h, com a exibição do longa A Fonte das Mulheres, indicado à Palma de Ouro em Cannes, na Sala de Cinema Ulysses Geremia.
O projeto surgiu com a ideia de atender a um público que tivesse disposição no horário do matinê e, pelos cinco anos que completa em 2014, mostra que deu certo.
- Recebemos espectadores com maior frequência da terceira idade, uma vez que existem grupos que se articulam para as exibições, mas a sessão é aberta para todos os interessados_ afirma Conrado Heoli, Coordenador da Unidade de Cinema e Vídeo, reforçando que os filmes em cartaz são voltados para todas as idades.
O Matinê às 3 busca propagar a cultura audiovisual e promover opções de entretenimento e lazer. Além disso, os filmes são exibidos preferencialmente no idioma português, para facilitar o acesso de grupos de idosos. Conforme Conrado, ainda que o inverno afaste um pouco as pessoas, o projeto consegue manter uma média de 30 espectadores por sessão. Em 2013, o filme A Vida Acima de Tudo foi o mais assistido, lotando a sala, cuja capacidade é de 100 espectadores.
Entre os frequentadores do Matinê às 3, está um grupo de aposentadas que se reúnem durante algumas quintas-feiras para assistir a um bom filme e estender o programa no café do Ordovás, para colocar a conversa em dia. No grupo, está a professora aposentada Fátima Teresinha Dasso, que frequenta o Matinê às 3 há mais de um ano.
-Eu gosto de filmes, e acho que o Ordovás está em ótimo local, porque eu e minhas amigas nos reunimos para assistir ao filme e depois ficamos lá para um café_ comenta Fátima Dasso.
Ela costuma frequentar os outros cinemas da cidade, mas afirma que a programação do Matinê e o fato de ele ser gratuito acabam pesando para ela frequentar mais o Ordovás.
-O cinema é pertinho de casa, e também não custa nada, se eu for no final de semana para outro cinema gastaria R$ 19. Além disso, os filmes são bem escolhidos e variados, nunca teve um filme pelo qual eu não me interessei_ afirma Fátima.
Com a mesma visão, a sua colega também elogiou a escolha de filmes e destaca que além de lazer o matinê leva conhecimento às pessoas.
-Essa inciativa de colocar o filme de tarde é ótima, porque nós (aposentadas) podemos nos entreter. Os filmes selecionados são de bom gosto, com um objetivo cultural e ideológico, não servindo apenas de lazer_ comenta a professora aposentada Zilá Ivanete Vieira Zulian.
Cinema
Projeto Matinê às 3 retoma sessões a partir desta quinta em Caxias do Sul
As exibições ocorrem na Sala de Cinema Ulysses Geremia
GZH faz parte do The Trust Project