As vendas estão aquecidas na Feira do Livro de Caxias do Sul. Foi o que constatou o Pioneiro em um levantamento informal com alguns livreiros. O segmento mais procurado é o da literatura infantil, uma tendência das edições anteriores, seguido por romances eróticos a exemplo do bestseller 50 Tons de Cinza. Mas os leitores também têm optado por títulos importados, o que era raro.
Confira a programação completa da Feira do Livro.
A banca Sempre Ler comercializou entre 300 e 400 livros infanto-juvenis desde sexta-feira.
- A criançada está buscando a literatura com força nos últimos quatro anos. Para competir com tablets e computadores, as editoras têm lançado livros com música, bonecos e outros adereços - diz o livreiro Guilherme Dantas.
A expectativa é de vendas ainda maiores neste domingo. No início da tarde, havia um bom público circulando pelas bancas. A advogada Margô Novello, 53 anos, levou a filha Maria Fernanda, 10, logo na abertura. Saiu de lá com uma obra de Lya Luft e um livro espírita.
- Busco na literatura alguns embasamentos para minha profissão - conta a advogada.
Maria Fernanda, por sua vez, procurava material na esteira de Paulo Coelho e Stephenie Meyer. Aderiu à leitura incentivada pela mãe:
- Gosto de escrever pensamentos no caderno.
Inês Zorzi, da Maneco, percebe o interesse das pessoas por publicações importadas. Mais de 50 leitores adquiriram temas publicados na Espanha, França e Itália, boa parte relacionado a arquitetura, guerra e artes.
- É um avanço em comparação a outros anos. Já na sexta-feira começou muito bem. Talvez esse interesse por material importado tenha relação com a qualificação das pessoas em idiomas.
A feira segue até o dia 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. Uma das atrações deste domingo é o escritor norte-americano William C. Gordon, que participa de bate-papo com o público às 19h.
A organização deve divulgar um balanço dos três primeiros dias às 20h30min deste domingo.