A campanha Salve Um Livro, promovida pelo Museu dos Capuchinhos (MusCap), conseguiu adesões para restaurar 54 das 59 obras raras propostas para a primeira fase do projeto. Essas obras, datadas do século 17 ao século 19, muitas delas em latim, estavam em variados estados de deterioração, e puderam ser recuperadas a partir de doações da comunidade. Nesta quinta, as obras já restauradas serão apresentadas ao público.
A solenidade ocorre a partir das 17h, no MusCap, e incluirá também a entrega de certificados para os benfeitores. Eles terão, também, seu nome gravado em um selo colado na obra que ajudaram a restaurar.
A campanha para restaurar os cinco livros restantes, cujo custo de restauração totaliza R$ 3 mil, continua. Para saber mais e adotar uma obra, acesse o site www.muscap.org.br/salveumlivro.
Como o processo de restauro de cada obra leva em média de quatro a cinco meses, nem todos os volumes adotados estão prontos. Confira alguns dos principais livros que já foram recuperados e poderão, a partir de agora, serem conferidos por pesquisadores:
- Os saltérios de orações coletivas utilizados nas Escolas Seráficas Capucinhas, livros de 1853, escritos em latim, com grandes dimensões (59x41x11 cm)
- Parte da coleção Obras e sermões de São João Crisóstomo, livros de 1780, também escritos em latim e impressos em Veneza.
- Livros que contam a vida de santos, como Vida do Ven. Servo de Deus Vecenso de Paoli, de Domenico Acami, de 1677, escrito em italiano, e Vida do Beato Camillo de Lellis, de Zanzio Cicatelli, de 1742, também escrito em italiano.
- O livro de Retórica Sacra, de Ângelo Josepho à La- Bátie, de 1760, escrito em Latim.
- Livros de literatura ,como Bucólica, Georgica, er aeneis de Publius Virgilius Maro", escrito em 1823 em latim, e Quintus Horatius Flaccus: Odes, Livros de Epodon, Sátiras e Cartas, escrito em 1842, também em latim.
- Livros religiosos, como Sermões de Quarema, de Barnaba da Caprile , escrito em 1800 em italiano, e Palestras sobre espiritualidade e sobre a grandeza de Deus, de P. Louis François de Dieu, escrito em 1685 na França.
Obras raras
Campanha do MusCap já salvou 54 livros
Obras restauradas serão apresentadas ao público nesta quinta-feira
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: