A polêmica envolvendo a vinda do ex-ativista político italiano Cesare Battisti para Caxias, neste sábado, provocou o cancelamento da sessão de autógrafos na livraria Do Arco da Velha.
A direção do estabelecimento escreveu uma carta para explicar o cancelamento:
Carta de Esclarecimento
O lançamento do livro de Cesare Battisti foi o foco das discussões em nossa cidade na última semana, e gerou polêmica devido às opiniões contraditórias da sociedade. Entendemos o debate como parte importante do processo democrático.
Na condição de espaço cultural, servindo como ponte entre os escritores e o os leitores através da disponibilização dos livros, fazemos um esforço para que a cidade de Caxias do Sul tenha oportunidade de participar do cenário cultural do país. Reservamo-nos o direito de promover o debate sobre os mais diversos assuntos, seja através de palestras ou lançamentos de livros. Consideramos não apenas ter esse direito, como ser nosso papel a promoção da cultura.
Lamentamos o fato de que a polêmica nesse caso tenha oportunizado a manifestação exagerada de algumas pessoas que culminaram em ameaças explícitas à Livraria Do Arco da Velha. Essas ameaças e manifestações feriram diretamente a liberdade do estabelecimento em exercer sua função, direito que constitui o princípio mais básico da nossa democracia tão arduamente conquistada, e agora abalada em sua base. Essas manifestações de violência se tornaram eticamente insuportáveis.
Assumindo nossa parte na responsabilidade em garantir o bom andamento do evento e a segurança do autor e de nossos clientes, informamos o cancelamento do lançamento previsto para o dia 28/07/12.
Consideramos a intolerância um retrocesso no processo democrático, e lamentamos que o uso de agressões violentas chegue ao ponto de nos levar a essa decisão.
Manifestamos nosso apreço aos que apoiaram o exercício da liberdade, independentemente de suas convicções, e nossa estima pelas pessoas que se sentiram lesadas em nome da liberdade de expressão.
Ass: Direção Livraria do Arco da Velha Ltda.