Os filós são atividades comunitárias promovidas pelas famílias de imigrantes italianos desde a segunda metade do século 19. Ritual festivo, é preservado até hoje no Estado para celebrar a cultura.
Como forma de preservar e divulgar o costume herdado, o fotógrafo Marco Nedeff visitou comunidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Porto Alegre, Viadutos e Vila Flores, que mantêm ativa a cultura do filó, e registrou imagens que formam a exposição Noites de Filó. A mostra, com curadoria de Rafael Guimaraens, está em cartaz no Memorial do Rio Grande do Sul, na Capital, até o final do mês.
- Este projeto tem financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e do Sistema Pró-Cultura/RS e é uma parceria com a editora Libretos - afirma o artista.
Composta por 28 imagens, a exposição Noites de Filó é especial para o fotógrafo, nascido em Nova Prata e que ganhou destaque nacional com a mostra Ainda Cabe Minha Aldeia no Mundo?, que reuniu imagens mostrando cidadãos de sua cidade natal em seus ambientes de trabalho. Mesmo de origem libanesa, Nedeff participou de muitos filós quando era pequeno, na companhia da família.
As imagens de Noites de Filó foram produzidas entre 2010 e 2012 e contemplam o Grupo de Filó de Vila Flores, o Projeto Memória de Antônio Prado, o Massolin de Fiori, de Porto Alegre, o grupo Felice Personne, de Caxias do Sul, e a Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola Taliani Contenti, de Viadutos.
PROGRAME-SE
O que: exposição 'Noites de Filó', de Marco Nedeff
Quando: até o dia 30. Horário de visitação é de terça a sábado, das 10h às 18h
Onde: no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, 2º andar), em Porto Alegre
Quanto: entrada franca
Arte
O fotógrafo de Nova Prata Marco Nedeff exibe em Porto Alegre a mostra 'Noites de Filó
Obras estão no Memorial do Rio Grande do Sul
GZH faz parte do The Trust Project