O amor é tema recorrente nas canções que a francesa Raphaële Lannadère, ou simplesmente L, apresentará na noite desta sexta-feira em Caxias do Sul, às 20h, no Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2.462). Mesmo assim, a cantora de 31 anos, considerada a revelação da música na França em 2011, não se considera uma romântica:
- O amor, nas minhas canções, é um pretexto para falar de outras coisas - conta L, em entrevista por telefone.
É o caso, por exemplo, de Jalouse, em que o ciúme pela pessoa amada é permeado por elementos simples do dia a dia, como as flores, o vento, as crianças e o perfume do verão, ou de Petite (música com a qual primeiro conquistou os franceses), em que o sentimento é retratado por meio de recordações sensoriais, como odores, sons e imagens.
Talento múltiplo, L não é apenas intérprete: ela mesma escreve as letras e faz os arranjos de suas canções. A inspiração, conta, vem da infância, das lembranças e do que ocorre no mundo ao seu redor.
A apresentação em Caxias será baseada em seu álbum Initiale, lançado ano passado, e que inclui ainda canções como Mes Lèvres, Initiale e Romance et Série Noir - as duas últimas, mais afastadas da temática amor e ainda mais recheadas de intertextualidade, que vão das Flores do Mal, de Charles Baudelaire, ao Carnaval.
Empolgada com os shows no Brasil, L conta que é apreciadora da música brasileira:
- Adoro Elis Regina. E também João Gilberto, Caetano Veloso - enumera, dando aos nomes uma indisfarçável pronúncia francesa, resaltando o "a" e os "o" finais.
Sobre a apresentação em Caxias, uma parceria do Sesc com a Aliança Francesa que tem ingressos a R$ 5 (comerciários e empresários com cartão Sesc/ Senac, estudantes e idosos) e R$ 10 (público em geral), ela só tem um desejo:
- Que as pessoas apreciem -diz.
Música
Francesa L canta em Caxias nesta sexta
Cantora é fã de Elis Regina, João Gilberto e Caetano Veloso
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: