Passado, presente e futuro de um dos maiores símbolos de Caxias do Sul se entrelaçam na publicação “Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul”. Organizado pelos arquitetos Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez, o livro tem lançamento nesta quarta, às 18h, na Feira do Livro, e também no domingo, junto ao Moinho da Cascata (confira no quadro abaixo).
A obra convida o leitor a explorar a trajetória do complexo surgido em 1948 e a refletir sobre seu futuro. Aborda o legado histórico, a memória industrial e os aspectos arquitetônicos que fazem da Maesa um bem único.
Além de discutir sua preservação, sugere possibilidades de reabilitação para uso comunitário, enriquecido por fotografias e textos dos arquitetos Lucas Volpato e Lucas Fehr, e do advogado Fábio Vanin, consultor em Direito Público, Ambiental e Urbanístico.
TEXTOS DE POZENATO
O livro deriva de um extenso trabalho realizado pelo Vazquez Arquitetos, com mais de 4000 horas técnicas de trabalho desenvolvidas para o Plano Geral da Maesa, trazendo agora referências deste trabalho para o acesso do público.
Os quatro primeiros capítulos abordam aspectos culturais, arquitetônicos e históricos que fazem da “cidadela” um patrimônio cultural de Caxias.
O quinto capítulo traz textos sobre Maesa assinados pelo escritor José Clemente Pozenato. Tudo isso em uma linguagem acessível, com fotos e prospecções arquitetônicas sobre os futuros possíveis para o espaço. Nas imagens acima e abaixo, os primórdios da Maesa, em meados de 1950.
AGENDE-SE
:: O quê: lançamento do livro “Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul”.
:: Quando: nesta quarta (9), às 18h, no Espaço 1 da Feira do Livro, e domingo (13), às 16h, no Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba, onde também será realizado um bate-papo com os autores.
:: Como adquirir: a publicação é um lançamento da Editora Ueba e tem tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Para o lançamento, será disponibilizado um número limitado de exemplares aos interessados que se inscrevem neste link.
:: Iniciativa: o projeto é realizado com recursos da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, por meio do Financiarte.