O nome oficial, Centro Esportivo Municipal Antonio Barroso Filho, não costuma ser imediatamente associado ao lugar. Mas basta falar em Campo Municipal que todo mundo sabe onde fica.
Mantido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o complexo surgiu em 1975, ano do centenário da imigração italiana. Foi o período em que Caxias “explodiu” em crescimento horizontal e vertical, com a chegada de inúmeros loteamentos e obras públicas que propagandeavam uma cidade moderna e cosmopolita - entram aí os novos Pavilhões da Festa da Uva e o Ginásio Pedro Carneiro Pereira, junto ao Parque dos Macaquinhos.
O fotógrafo Basílio Scalco, atuante no Pioneiro entre 1969 e 1980, registrou dezenas de imagens aéreas que ilustraram esse desenvolvimento. A foto da inauguração do Campo Municipal em 1975 (acima) foi uma delas – e integrou uma reportagem especial da Revista Almanaque de 2008 sobre os 60 anos do jornal e os antigos profissionais que passaram pela redação.
Sobre essa fotografia em si, Scalco, que “andava nas nuvens pelo menos uma vez a cada dois meses”, detalhou:
“A foto foi feita de avião, fiz muita foto aérea. Estavam construindo o estádio e faziam o loteamento nos eucaliptos. Era 1975 e ía fazer 100 anos da imigração italiana. As imagens serviam para mostrar o progresso da cidade. Ainda aparece bastante mata verde nesta foto. A cidade estava saindo do Centro. Fotografava toda a cidade para mostrar o desenvolvimento da indústria. É impressionante o que era e o que ficou. A gente via que a cidade estava crescendo, mas não esperava que fosse crescer tanto. Se um ano depois fizesse outra foto, a paisagem mudava completamente.”
Na imagem acima, o Centro Esportivo Municipal Antonio Barroso Filho em seus primórdios. Vê-se a extensão da Júlio rumo a São Pelegrino, com o Parque Cinquentenário (ao centro). À direita, o edifício Parque do Sol recém-concluído.
O nome
Também conhecido por Estádio Municipal, o Centro Esportivo Municipal Antonio Barroso Filho ganhou essa denominação em agosto de 1988, por meio de um decreto do então prefeito Victório Trez.
A intenção era homenagear o ex-atleta do basquete Antonio Bolmicar Barroso Filho (1914 -1970), pioneiro do esporte amador caxiense e idealizador dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS).