“A ideia do blog surgiu pois meu pai sempre acreditou que o conhecimento da História como um todo deveria ser algo público e de fácil acesso a todos, pois só assim poderíamos formar, sem distorções, nossos próprios conceitos sobre a vida. Dizia que o passado é a única coisa que de fato existe, já que o futuro é algo abstrato e até mesmo o presente torna-se história no minuto seguinte. Por essa razão, saiu em busca de todas as fotos tiradas pelo seu pai e avô e, com muito cuidado, se dedicou a construir o blog, pois sabia que na posteridade isso seria acessado por estudantes e entusiastas da história de nossa região”.
O relato acima, da servidora pública federal Taise Mancuso, refere-se ao endereço www.caxiaspormancuso.blogspot.com, criado em 2010 pelo pai, Renan Carlos Mancuso, falecido na última terça-feira, aos 68 anos. E resume um pouco da trajetória de seu Renan, cujo avô, Domingos Mancuso (1885-1942), e pai, Reno Mancuso (1919-1974), eternizaram Caxias do Sul por meio da fotografia.
Leia mais
Casamento de Reno Mancuso em 1941
Filho caçula de Reno e de Talitha Prates Mancuso, seu Renan nasceu em 5 de março de 1952, época em que o pai ainda mantinha o estúdio Foto Mancuso, fundado pelo avô em meados de 1910. Morava com os pais e irmãos - Domingos (nome do avô italiano), Sérgio, Reno Filho, Maricilia e Maria Helena - em uma charmosa casa de alvenaria na Rua Décio da Rosa Viana - existente até hoje ao lado da LF Máquinas e Equipamentos, próximo ao início da Júlio, em Lourdes (foto abaixo).
Leia mais
Domingos Mancuso e uma imagem de exatos 110 anos
Caxias pelas lentes do fotógrafo Reno Mancuso
Domingos Mancuso: muito além das câmeras e negativos de vidro
Historiador autodidata
Conforme a filha Taise, desde cedo o pai mostrou-se apegado às artes, o que contribuiu para que ele optasse pela área da criação publicitária. Foi quando passou a trabalhar nos Supermercados Calcagnotto e nas Lojas Colombo, entre outras empresas de Caxias.
Além de dedicar-se à poesia, à pintura e à filosofia, seu Renan era um apaixonado por história - pesquisador autodidata, manteve ainda um blog sobre turismo, onde costumava destacar pontos turísticos e restaurantes da região.
Nas imagens desta página, outros momentos da infância e da juventude de seu Renan, com destaque para a clássica imagem das “carinhas” de um ano, em 1953. O autor da foto? Reno Mancuso, o pai fotógrafo, lógico...
Leia mais
Domingos e Reno Mancuso: as antigas agências bancárias de Caxias
Banco da Província do Rio Grande do Sul na Avenida Júlio
Cecília Fonini Mancuso: salvo conduto em tempos de guerra
Em família
Em 29 de dezembro de 1973, aos 21 anos, seu Renan casou-se com a jovem Sirlei dos Santos, 20 - nascendo dessa união as filhas Cassia e Taise. No registro que abre a matéria, a cerimônia civil, com os padrinhos e familiares no cartório.
Renan e Sirlei (ao centro) estão acompanhados por Almir de Borba e Suzete dos Santos, Alice e Reno Filho, o primo Marcelo e a mãe, dona Dadá. Do outro lado estão Nani e Sergio Ferretti, Reno Mancuso (pai de Renan, de óculos e terno escuro) e o casal Delny e Dorilda dos Santos (pais de dona Sirlei). A mãe de Renan, dona Talitha, já encontrava-se bastante doente à época e não pode comparecer.
Abaixo, a cerimônia religiosa, celebrada na Igreja São Pelegrino.
Missa
Além das filhas Taise e Cassia e da esposa Sirlei dos Santos Mancuso, seu Renan deixa os netos Danielle e Rafael. A missa de sétimo ocorre neste domingo, às 19h, na Igreja de Santa Catarina.
Fotos históricas
Além das reproduções das fotos de Domingos Mancuso (avô) e Reno Mancuso (pai), o blog www.caxiaspormancuso,blogspot.com traz diversas outras imagens e curiosidades sobre as famílias Fonini e Schlabrendorff.
No espaço, Renan também dava sequência a uma prática feita pelo pai em relação ao avô: captar os mesmos locais do centro de Caxias em épocas distintas - no caso, os anos 1910, os anos 1940 e os anos 2000.
A saber: os negativos de vidro originais de Domingos Mancuso, datados do início do século 20, estão desde 1983 sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Foi o Arquivo Histórico Municipal também o responsável pela publicação O Instante e o Tempo - A Fotografia em Caxias do Sul (1885-1960). Lançado em 2016, o livro faz um apanhado de todos os fotógrafos que atuaram na cidade durante boa parte do século 20. Entre eles, o avô e o pai de seu Renan.
Na foto abaixo, o momento em que seu Renan recebeu o exemplar das mãos da então secretária da Cultura Rubia Frizzo, durante o lançamento, em março de 2016.
Leia mais
Reno Mancuso e o incêndio do avião Duque de Caxias na Festa da Uva de 1950
Chaminés: as sobreviventes das alturas
Vídeo traz imagens raras da Praça Dante Alighieri em 1957
A antiga sede do Corpo de Bombeiros em São Pelegrino
O morro das madressilvas, na Avenida Júlio, em 1947
Rua Marquês do Herval e o lendário Hotel Menegotto