Integrantes do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, os álbuns Obras do Estado Novo Caxias – Alguns Flagrantes de Urbanização e Saneamento – Administração Dante Marcucci trazem registros preciosos do Studio Geremia para os processos de rebaixamento, calçamento e paisagismo de diversas ruas e cruzamentos da área central da cidade – conforme destacamos em recentes colunas.
Entre o final dos anos 1930 e o início da década de 1940, a Secretaria de Viação e Obras Públicas e a Diretoria de Obras e Saneamento foi responsável pelas intervenções em vários trechos da Av. Júlio de Castilhos e das ruas Sinimbu, Visconde de Pelotas, Alfredo Chaves, Borges de Medeiros, Coronel Flores, Garibaldi e Marechal Floriano, entre outras.
Na seleção desta página, destacamos alguns trechos da extensão da Júlio, mas com cortes diferentes das fotos originais, para testar os conhecimentos dos leitores. Você provavelmente já passou por todos eles, mas reconhece-os nas fotos de 80 anos atrás? Respostas na coluna abaixo.
Leia mais
Casas e prédios de outrora: teste seus conhecimentos
Ruas de Caxias: o antes e o depois das obras em 1940
O paraíso do vinho no bairro São Pelegrino
Avenida Rio Branco e a Sociedade Brasileira de Vinhos
Você é um morador "raiz" de Lourdes?
Respostas
::FOTO 1
Avenida Júlio de Castilhos vista a partir da entrada do Hospital Pompéia em 1940. Ao fundo, à direita, a antiga Farmácia Confiança (na esquina com a Rua Garibaldi), vizinha ao lendário Mercadinho do Povo. Na esquina em frente, em primeiro plano, surgiria o Edifício Estrela, no início dos anos 1970.
:: FOTO 2
Avenida Júlio de Castilhos captada a partir da esquina com a Rua Guia Lopes, em direção a Lourdes, em 1940. Ao centro da foto, o entroncamento com a Rua Andrade Neves.
:: FOTO 3
Avenida Júlio de Castilhos captada a partir da esquina com a Rua Treze de Maio. Vê-se ao fundo, à direita (atrás da árvore), o prédio do antigo Hospital Carbone (atual Arquivo Histórico Municipal) e o casarão de madeira de Vicente Rovea.
:: FOTO 4
Avenida Júlio de Castilhos captada a partir da esquina com a Rua Marquês do Herval. À direita vê-se a sede do antigo Banco Pelotense (atual Banrisul). Na sequência à esquerda, em direção à Rua Borges de Medeiros, a Casa do Amador, o estúdio Foto Mancuso, a Farmácia Peretti, o Hotel Brasil e a Livraria e Tipografia Rossi.