Além de registros do "antes e depois" na área central de Caxias do Sul entre 1936 e 1947, o álbum Obras do Estado Novo – Alguns Flagrantes de Urbanização e Saneamento – Administração Dante Marcucci traz registros de intervenções da prefeitura em localidades que antigamente pertenciam a Caxias. É o caso do então distrito de São Marcos, cuja praça central foi batizada, obviamente, com o nome do prefeito à época, Dante Marcucci (gestão 1936-1947).
O terreno teve todo seu processo de aterro, calçamento e paisagismo eternizado em fotos, conforme vemos na sequência desta página. Ao lado, o nivelamento do terreno, onde vê-se, ao fundo, à esquerda, a Casa de Saúde Dom Bosco. Ao lado da igreja, o Recreio Santa Cecília e a Casa Canônica. Entre os homens da foto, o próprio prefeito Dante Marcucci acompanhando os trabalhos (à esquerda).
A saber: a localidade de São Marcos pertenceu a São Francisco de Paula até 1921, ano em que anexou-se a Caxias e ganhou a classificação de distrito. Seguiu como distrito de Caxias até sua emancipação, em 9 de outubro de 1963.