Em meio a atual polêmica sobre a reforma ou não da Praça Dante Alighieri, impossível não recordar do espaço nas décadas de 1950 e 1960 – para muitos o período áureo do coração de Caxias do Sul. Se o footing dominical, as rosas exuberantes nos canteiros e alamedas, e os agitos em frente aos cinemas Guarany e Central não voltam mais, restam, além das lembranças, os cartões-postais e as fotografias.
Acima, a então Praça Rui Barbosa em 1969, captada a partir da Avenida Júlio de Castilhos. A imagem integrou um postal da série Brasil Turístico, patrocinado pela Brasdiesel, e rodou o país divulgando a Festa Nacional da Uva de 50 anos atrás.
Abaixo, outro registro de 1969, desta vez a partir da Rua Dr. Montaury, também em período de festa. Foi quando a praça recebeu decoração e publicidade alusivas à celebração: estandes no formato de enormes garrafões de vinho, uma estratégia de marketing da prefeitura e das vinícolas da época. Era quando a Júlio ainda era cenário para o vaivém, a trabalho e lazer, de Fuscas, Kombis, Decavês, Aerowillys, Simcas, Gordines e até as lendárias "Rurais".
Por fim, a Dante por volta de 1960, integrando um postal patrocinado pelo Grupo Kalil Sehbe Tecidos e Artefatos, Lojas Alfred e Alfred Hotel. A imagem traz o moderníssimo Condomínio Galeria Auto João Muratore recém-concluído (à esquerda). Pelo formato, imediatamente o prédio ganhou o apelido que identifica-o até hoje: Caixa de Fósforo...
Leia mais:
A formiguinha do Edifício Caixa de Fósforo
Praça Rui Barbosa e a antiga agência do Banco do Brasil
Uma árvore de Natal dentro do chafariz
O chafariz da Praça Dante Alighieri nos anos 1950
Praça Dante: uma árvore de Natal que marcou época
Cine Central: um clássico de Caxias de cara nova
O Cine Central e as esculturas de Estácio Zambelli
Leia mais:
Praça Dante Alighieri em outros tempos
Praça Rua Barbosa: a praça das rosas
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941
Os antigos quiosques da Praça Dante Alighieri
Um coreto no coração da Praça Dante
Jardins da Praça Dante Alighieri nos anos 1950
As rosas da praça e o horto municipal nos anos 1960
Busto de Dante Alighieri completa 100 anos na Praça