A redescoberta do acervo do fotógrafo Hugo Neumann, tema de uma matéria especial publicada no sábado (18), trouxe também à tona as origens do cooperativismo em Nova Petrópolis. Falamos da embrionária Caixa de Economias e Empréstimos Amstad (atual Sicredi Pioneira RS), surgida em 1902 na localidade de Linha Imperial, graças à iniciativa do padre suíço Theodor Amstad (1851-1938).
Conforme informações contidas na página oficial do Sicredi Pioneira RS, a primeira cooperativa de crédito da América Latina foi inspirada no modelo alemão de cooperativismo "Raiffeisen". A assembleia de constituição deu-se em 28 de dezembro de 1902, no antigo salão de Nikolaus Kehl, onde Anton Maria Feix foi eleito como primeiro presidente. Já a primeira sede social da cooperativa funcionou durante 30 anos, de 1903 a 1933, na residência do então primeiro gerente, senhor Josef Neumann.
Leia mais:
Garimpo fotográfico em solo alemão
A trajetória do fotógrafo Hugo Neumann
Hugo Neumann e o Largo da Catedral Diocesana em 1965
Nova sede
Após algumas mudanças de nome, a cooperativa transferiu seus trabalhos para a casa do segundo gerente, Josef Neumann Filho (pai de Hugo), também em Linha Imperial, onde funcionou até o início da década de 1950 (foto acima).
Já em 1952, ano do jubileu de ouro da cooperativa, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da primeira sede própria – cujas construção e inauguração, em 1953, foram novamente registradas pelo fotógrafo (imagens abaixo). O funcionamento da Caixa Rural em Linha Imperial seguiu até 1967, quando ocorreu a transferência da sede para o centro de Nova Petrópolis.
Com informações do site www.sicredipioneira.com.br
Homenagem em 1942
Pioneiro do cooperativismo de crédito, o padre jesuíta suíço Theodor Amstad faleceu em 1938. Quatro anos depois, em 1942, era inaugurada em Linha Imperial a praça homônima, dotada de um monumento e diversas placas em sua homenagem.
Amstad coordenou a criação de 38 cooperativas no Estado e auxiliou na fundação de sindicatos agrícolas, hospitais, asilos, escolas, paróquias e novas colônias, como as de Cerro Largo e Santo Cristo.
O fotógrafo
Autor da maior parte das imagens desta página, Hugo Neumann nasceu em Linha Imperial em 1901 e faleceu em 1993, aos 91 anos.