A numerosa descendência dos Rech, espalhada por diversas cidades gaúchas, de outros estados do Brasil e também do Exterior, reúne-se neste domingo, dia 25, em Caxias do Sul. Será durante o 1º Encontro dos Descendentes de Ciro Rech (Righi) e de Rosina Bisol, cuja programação, no Restaurante Stella Alpina Gastronomia, engloba recepção aos familiares, bênção, almoço e exposição de fotografias.
Conforme informações repassadas pela organização do encontro, Ciro Rech era um dos 14 filhos de Giovanni Rech e Josephina Dal Zotto, imigrantes italianos oriundos da localidade de Seren del Grappa, comuna de Feltre, na província de Belluno. O casal de pioneiros chegou ao Brasil em 1876, estabelecendo-se em São Luiz da Sexta Légua. Já o filho Ciro, de profissão carpinteiro/marceneiro, e a esposa Rosina Bisol viveram por diversos anos no bairro de Lourdes, onde tiveram seis descendentes: Júlia Rech Stangherlini, João, José, Cláudio, Oscar e Laurindo Rech, todos já falecidos.
No registro maior acima, do Studio Geremia, em 1948, vemos o casal Ciro e Rosina ladeando a filha Júlia Rech Stangherlini (sentada ao centro). Em pé, a partir da esquerda, estão os irmãos João, José, Cláudio, Oscar e Laurindo.
Mais abaixo, Ciro e parte dos irmãos por volta de 1950. Em pé, da esquerda para a direita, estão Neves, Ciro, Égide, Mário e Clara. Sentadas, as irmãs Angela e Genoefa. Por fim, um registro da família de Rosina Bisol Rech em 1914. Ela aparece sentada à direita, junto à mãe, Maria, e à irmã menor Marina. Atrás estão os irmãos David, Firmino, Mário, Pedro, Fortunato e Giácomo.
Leia mais:
Encontro da família Molon em Farroupilha
Família Motter celebra as origens em Caravaggio da Terceira Légua
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
A segunda geração
O casal de imigrantes italianos Giovanni Rech e Josephina Dal Zotto teve um total de 14 filhos. Foram eles, por ordem cronológica, Maria, Angela, Ciro, Joana, Abel, Genoefa, Clara, Graciosa, João, Neves, Santa, Raimundo, Égide e Mário.
Histórias entrelaçadas
O almoço deste domingo terá a presença dos netos, bisnetos, trinetos e quadrinetos de Ciro e Rosina. Um encontro de gerações que resume bem a última frase do convite: "felizes as famílias que têm história".
Contatos
O encontro da família Rech é organizado por Carlos Antônio Rech, Ivete Maria Rech, Suzete Rosa Rech Orengo, Sadi Gerônimo Rech e Cícero Rech, filhos de Claudio Rech e Rosa Cesa Rech; e por Rosebel Rech, filha de Laurindo Abeli Rech e Ermida Basei Rech.
Mais informações com Sadi Rech, pelo fone (54) 99938.2028 ou e-mail sadi.rech@hotmail.com.
Participe da coluna
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.