As lembranças da antiga Cantina Antunes e seus produtos seguem na memória de milhares de consumidores Brasil afora. Que o diga o senhor Antonio Gavioli, 75 anos, morador de Sorocaba (SP) e responsável pelo envio de um material pra lá de precioso à coluna. Trata-se de um catálogo dos antigos vinhos Imperial, uma das tantas marcas registradas da empresa fundada pelo imigrante português Luiz Antunes em 1865, em Porto Alegre – e chegada a Caxias por volta de 1910, sob o comando do filho Armando.
O catálogo, recheado de fotografias antigas, é uma viagem ao tempo em que a Antunes deu início à venda de vinho engarrafado, em meados da década de 1920. É quando surge a Imperial, marca adotada para esse tipo de envase, juntamente com o embarrilamento.
Além do vinho, a linha abarcava champanha, conhaque, quinado, vermute e suco de uva. Todos produzidos a partir das variedades cultivadas nos lendários vinhedos da Quinta São Luiz, eternizada nas duas fotos desta página. As imagens estão reproduzidas no catálogo enviado pelo senhor Gavioli e também integram o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Leia mais:
Cantina Antunes em rótulos e receitas
Nos tempos da Cantina Antunes
A Quinta São Luiz e o Quinta Estação
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948
A missiva
A carta de seu Antonio Gavioli não dá muitas pistas da origem do catálogo, datado provavelmente do final da década de 1930. Mas um e-mail enviado posteriormente explica por que o folheto foi guardado por tanto tempo:
— Não sei dizer a origem do folheto. Apenas me lembro que o conheço desde que era criança. E como tenho um pouco de espírito de historiador, conservei-o comigo.
A seguir, parte da missiva:
“Olá, Rodrigo:
Ao mudar-me de uma casa para um "apertamento", tive que me desfazer de muitas coisas. Encontrei este livreto que deve ser meio antigo, pois a gráfica que o imprimiu foi a "Typ. Schapke" (observe o y). Vi seus tópicos no jornal Pioneiro e acho que o folheto estará em boas mãos estando com você. Não creio que seja desconhecido, pois fotos do livreto aparecem nos seus tópicos. Mesmo assim, e apesar de ter sido vítima de goteira que lhe deixou marcas, estou lhe encaminhando".
Leia mais:
Capela da Cantina Antunes em 1944
Escola da Vinícola Luiz Antunes em 1943
Ruínas da Cantina Antunes nos anos 1980
Demolição da Vinícola Mosele em 1981
Lembranças da Vinícola Mosele
Rua Tronca em 1958
As receitas
O catálogo traz ainda 30 receitas de coquetéis vintage. Estão lá delícias de antigamente, como o "Cocktail Imperial Club", o "Rob Roy", o "Manhattan" e o "Morning Glory Fizz", entre tantos outros preparados à base dos famosos Quinado Imperial, Vermute Doce Imperial e Conhaque Soberano.
Parceria
Parte das informações desta coluna foi reproduzida da publicação Mirante: Cantina Antunes, editada em 1999 pela Secretaria Municipal da Cultura.
Leia mais:
Vinhos Raposa: um clássico da Mosele
Cooperativa Vinícola Caxiense em 1960
Cooperativa Vinícola São Victor nos anos 1950
Trajetória da família Zandomeneghi
Chaminés, as sobreviventes das alturas
Vinícola Adega Pezzi em 1933
Estação Férrea em 1958
Caxias antiga: Quando o trem cortava a cidade