Lourdes Gema Vanzin e Antônio Pistor nasceram e cresceram em Caxias do Sul. Ele, em 15 de janeiro de 1925, e ela em 12 de agosto de 1927. Neste ano, eles comemoraram, juntos, 71 anos de casados. Uma das filhas do casal, Joana Pistor, conta que eles se conheceram quando ele servia o quartel. Na época, Lourdes tinha a recém completado 18 anos. Os dois começaram a sair, se conheceram melhor, namoraram, casaram e tiveram 8 filhos: primeiro vieram Inês Maria, Ronete e Joana. Depois, vieram os gêmeos João Batista e Batista João. Mas o destino tinha mais uma surpresa: Lourdes teve gêmeos novamente, dessa vez um casal, batizados de Rejane e Renato. Por último, veio Rui (in memoriam), falecido em 1962, aos 15 anos.
Logo após o casamento, Antônio prestou um concurso e tornou-se funcionário público, função que exerceria até sua aposentadoria. Lourdes, por sua vez, dedicou sua vida a cuidar da casa e da família. Hoje, ela tem 90 anos, e ele 93, e vivem com a filha Joana em um bairro tranquilo de Caxias. Apesar do avanço da idade e de algumas dificuldades, como a doença de Alzheimer de Lourdes, eles vivem bem e ainda compartilham da paz de espírito que os uniu há mais de 70 anos. Em 1960, antes do nascimento dos gêmeos, Antonio sofreu um grave acidente de trabalho, tendo que permanecer por dois anos sem caminhar. Porém, com a ajuda dos filhos e da família, se reestabeleceu e voltou ao trabalho em 1962.
Família e companheirismo
Em 08 de janeiro de 2017, Antônio e Lourdes completaram 70 anos de casados. As bodas de vinho foram comemoradas ao lado da família e dos amigos mais próximos, na igreja da comunidade de Santa Lúcia do Piaí, mesmo lugar onde se casaram e celebraram os 25 e os 50 anos de matrimônio. Hoje, exceto Batista João, que reside no Nordeste, todos os filhos moram em Caxias do Sul, e visitam os pais regularmente.