Caxienses possuem o hábito de veranear no litoral do Rio Grande do Sul. Nos primórdios, o desafio ficava por conta das estradas precárias e um transporte rodoviário limitado pelo conforto.
Há 50 anos, muitos caxienses já aproveitavam certas facilidades do transporte aéreo para chegar com mais rapidez e tranquilidade. O empresário Nério Gabriel Grossi (1934-2009), piloto de aviação e então presidente do Aeroclube de Caxias do Sul, utilizava sua habilidade para visitar Torres na década de 1960.
Apaixonado e veranista da praia, gostava de comentar suas incursões, cujo roteiro passava pela Serra do Pinto e também pela cinematográfica paisagem do Parque Aparados da Serra.
Grossi era extremamente fascinado pela aviação, pois possibilitava apreciar cenários e visitar locais encantadores como a praia de Torres. O piloto caxiense foi um dos pioneiros neste tipo de viagem ao litoral.
Para Torres e Capão da Canoa
Em 1975, o deslocamento para o litoral durante os meses de janeiro e fevereiro era possível pelo serviço de táxi aéreo.
No jornal Pioneiro, daquela época, a empresa Táxi Aéreo Caxias oferecia duas saídas na sexta-feira, com horários das 13h30min e 17h30min. E, no sábado, às 13h30min. O regresso, na segunda-feira, disponibiliza horários às 7h e às 9h. O tempo entre o aeroporto de Caxias do Sul e Torres era de 30 minutos.
Na imagem acima percebe-se o avião particular do caxiense Louseno Menegotto (de camisa escura), que costumava veranear na praia de Capão da Canoa.
O genro Flávio Cassina (à esquerda) lembra que o próprio Menegotto pilotava, cujo roteiro passava pela região campestre de Canela e São Francisco de Paula e pela lagoa de Barros.
Táxi Aéreo Cioato em Torres
Em 1992, o trecho de asfalto da Rota do Sol terminava em Lajeado Grande. Viajar de avião para Torres era uma forma mais rápida. Conforme anúncio (foto), veiculado no jornal Pioneiro, o Táxi Aéreo Cioato disponibilizava uma confortável aeronave bimotor. Havia saídas às 17h, na sexta-feira, e retorno na segunda-feira, às 7h.
Atualmente, o transporte aéreo local vive um nova conquista. No mês passado foi inaugurado voos para Florianópolis (SC), pela Azul Linhas Aéreas. O avião, com capacidade para 70 passageiros, atende caxienses que veraneiam em Florianópolis, Bombinhas e Camboriú.