Em meados de outubro de 1967,surgia em Farroupilha o Esporte Clube Nossa Senhora de Caravaggio. Os jogos eram realizados em um pequeno campo,em terreno cedido pela família de Rodolfo Buratianos. Passados dois anos de sua fundação, surgiu a necessidade da troca do nome, pois em alguns momentos durante os jogos ocorriam ofensas ao adversário, e como Nossa Senhora de Caravaggio é a padroeira da comunidade, algumas pessoas se sentiam incomodadas.
Na mesma época, o Inter de Porto Alegre comprava do Penharol do Uruguai, e o time inspirou-se para dar nome ao clube de Esporte Clube Penharol. Dali em diante, muitos atletas passaram pelo time. Campeonatos e torneios foram disputados, entre eles o Farroupilhão, este com o maior número de participações do Penharol.
Além disso, foi disputado o Campeonato Intermunicipal do Vale do Caí, com veteranos, suplentes e titulares, e o Campeonato de Integração de Caxias do sul, participando, inclusive na edição deste ano com categorias suplentes e titulares. Neste domingo, ocorre a reunião de todos os atletas que passaram pelo E.C. Penharol ao longo dos 50 anos do clube.