Julieta Pedron Tessari, mais conhecida como Júlia, nasceu no dia 21 de dezembro de 1927. Descendente de italianos vindos das províncias de Trento e Belluno, na Itália, é filha de Angélico Pedron e Maria Giordano Pedron. Crescida em um ambiente familiar saudável, amoroso e religioso, Julieta aprendeu desde criança valores importantes. Desde jovens, seus irmãos já ajudavam os pais na colônia da família, em São Romédio. Aos seis anos, ela começou a estudar no colégio de São Romédio, uma casa de madeira que ficava situada em frente à atual casa paroquial, onde cursou da primeira a quinta série.
Quando uma nova igreja foi inaugurada na comunidade, em 20 de maio de 1933, a professora da turma preparou uma peça de teatro com o nome de Nossa Senhora de Lourdes e seus anjinhos, encenada pelos alunos em frente ao templo. Na foto principal, o registro.
Desde criança, Júlia trabalhou na colônia para ajudar no sustento da família. No final da adolescência, se inscreveu para um curso de corte e costura e, a partir daí, passou a trabalhar como costureira em casa.
Família
Depois de adulta, Júlia conheceu José Pedro Tessari. Os dois foram colegas durante infância, no colégio São Romédio, e se reencontraram na adolescência. Após iniciarem o namoro e com muitos planos em comum, os dois decidiram se casar em 6 de outubro de 1951.
Os dois tiveram quatro filhos: Sonia, Gelson, Solange e Sandra. A partir daí, Julieta dedicou-se em tempo integral à casa e à família. Hoje, é avó de dois netos, Mariana e Luis, e reside no município de Caxias do Sul.
José Pedro Tessari, faleceu em 14 de abril de 1995, aos 66 anos.
Celebração
Amanhã, Julieta Tessari comemora o aniversário de 90 anos, ao lado da família e amigos. Apesar da data oficial ser dia 21, a família resolveu antecipar o evento. Julieta é caçula de um grupo de oito irmãos. Desses, apenas Italino Pedron é vivo.