Caxias do Sul exibe uma estrutura cultural muito forte nas opções de lazer e esportes variados. Tradicionalmente, o Clube Juvenil desempenha uma função social importante na promoção de jogos de xadrez. As páginas da imprensa local testemunham inesquecíveis eventos que mobilizaram delegações, clubes e empresários na organização de competições. Entre os momentos marcantes, destaca-se o Torneio Aberto de Xadrez, promovido pelo Clube Juvenil nos meses de julho e agosto de 1982. O certame contou com patrocínio da Fedrizzi Esportes, da Metalúrgica Gazola e da Tabuleiros Xalingo. Participaram escolas, clubes e associações empresariais.
A premiação foi realizada na loja Fedrizzi Esportes, em setembro de 1982. Na imagem, percebe-se o empresário Raul Fedrizzi parabenizando os vencedores em várias categorias. Fedrizzi, que foi um dos grandes incentivadores da sociabilidade dos esportes, sendo presidente do Recreio da Juventude, salientou a riqueza do xadrez no desenvolvimento do raciocínio. Diante de Fedrizzi estão Kleber Fasoli, representante do Pioneiro, e os vencedores Santo Machado (AABB), Luís Pascoal (Randon), Alberto Carneiro (A.A. Randon) e Vilson Dalla Vechia (Clube Juvenil).
Geração promissora no xadrez
José Rodrigo Gazola integrou uma geração promissora no mundo do xadrez. No final da década de 1970, o jovem participou intensamente dos torneios. Influenciado e orientado pelo pai, Julio Gazola, o estudante era uma referência na imprensa caxiense. Em julho de 1982, José Gazola participou de uma simultânea com o mestre Claudius Von Ryensdyk. Caxias possuiu uma proximidade forte com as competições e personalidades do xadrez nacional e mundial. Em 1982, Julio Gazola era vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, cuja influência permitia agregar uma estrutura de alto nível nos torneios locais.
Match da Amizade no Clube Juvenil
Muitas competições de xadrez foram promovidas pelo Clube Juvenil. Nos dias 18 e 19 de maio de 1979, foi realizado o Match da Amizade, cuja promoção integrou competidores locais e do Uruguai. Na imagem, percebe-se os enxadristas caxienses e uruguaios participando de um salutar intercâmbio competitivo. O empresário caxiense Julio Gazola, presidente da Federação Gaúcha, incentivava a disputa com o objetivo de aprendizado.
Em maio de 1979, também destacou-se um curso de xadrez promovido pela Universidade de Caxias do Sul. As lições em 40 horas eram ministradas no Bloco A. O aluno recebia um certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Universitárias.