A Semana da Pátria no Brasil evoca o sentimento para o Dia da Independência, que ocorreu em 7 de setembro de 1882. No feriado nacional, o ponto alto da programação promove desfiles pelas ruas principais de todas cidades do país. Escolas, instituições recreativas e culturais, organizações empresariais, órgãos de segurança do Estado e as Forças Armadas participam do ato que mobiliza a admiração da população.
Leia mais
1º Encontro da Família Vebber
A Brasdiesel na história caxiense
O champagne de Manoel Peterlongo
Campeonato de handebol de 1974
Em Caxias do Sul, por sediar uma unidade Federal do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, o desfile de 7 de Setembro encanta pela passagem dos militares que exibem a sincronizada marcha dos soldados, possantes caminhões e jipes de combate e a sempre afinada banda do quartel.
Na imagem de 1992, percebe-se parte do cortejo militar na Rua Sinimbu. O pelotão dos jipes militares, tipo de veículo usado na rotina da caserna e nas manobras e acampamentos. O quartel caxiense era comandado pelo Coronel José Carlos De Nardi.
Naquele ano, além dos militares, também participaram as escolas Esporte Clube São José, Sociedade Recreativa Amigos de Galópolis, Associação Atlética Enxuta, Escola de Mergulho Patada cobra, Liga Caxiense de Bocha e integrantes do projeto Bate Coração-Caminhando no Parque e as bandas do São Carlos e Santa Maria Goretti.
Disciplina dos soldados
A participação do 3º GAAAe na Semana da Pátria revela para a sociedade civil os disciplinados soldados.
A marcha firme e determinada exprime a união de um grupo orientado para defender seu país. Os valores absorvidos durante o serviço militar despertam para o respeito à Bandeira Nacional, ao Hino e à hierarquia militar e atenção especial com as lições educativas e no manuseio de equipamentos bélicos.
Na imagem percebe-se um grupo de soldados vestidos com indumentária camuflada. Cerca de 15 mil pessoas aplaudiram os soldados no feriado que comemorou 170 anos de Independência.
Semana da Pátria de 2005
Entre as atividades do 3º GAAAe, evidencia-se o comprometimento em participar do desfile de 7 de Setembro. Para expressar uma exibição irretocável são realizados ensaios exaustivos na área interna do quartel.
Na imagem, percebe-se o grupo de soldados aperfeiçoando a marcha com fuzis e a condução da Bandeira Nacional, cujo exercício exige preparo físico e postura adequada. Este treinamento estava sendo aferido pelo comandante Robson Rodrigues de Oliveira, em 6 de setembro de 2005.