A data de 25 de Julho foi instituída como Dia do Colono, através da criação da Lei Federal 5.496, em 5 de setembro de 1968. A data, porém, já era reconhecida há tempos, mais precisamente desde 1924, quando, em meio às comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os alemães.
Há 30 anos, em 29 de julho de 1987, comemorava-se em Caxias mais uma ocasião do Dia do Colono. Na data, a Prefeitura de Caxias do Sul e o Movimento em Defesa do Folclore, com o Apoio do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e da 25ª Região Tradicionalista, prestaram homenagem aos colonos, em solenidade realizada no Monumento Nacional ao Imigrante.
O prefeito da época, Victório Trez, juntamente com a esposa Arilde, depositou flores no interior do Monumento, em homenagem à classe. Na ocasião, Paulino Rigon, representando os agricultores de Caxias, recebeu a medalha e o diploma de Monumento Nacional ao Imigrante das mãos do prefeito Victório. Alziro Perini, que também participava do evento, agradeceu a homenagem em nome do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Representando o movimento em Defesa do Folclore, figura a presidente Tânia Zardo Tonet, que discursou agradecendo ao prefeito, em nome da comunidade do Folclore. Luiz Dechxeimer, em certo momento, leu uma mensagem remetida por Antônio Augusto Fagundes, diretor-técnico do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, agradecendo o reconhecimento da Prefeitura. O prefeito, por fim, dirigiu uma homenagem a todos os colonos, lembrando da "luta árdua que eles desenvolvem em benefício do Brasil".
Na presença de secretários municipais, vereadores, direção, professoras e alunos da Escola Aquilino Zatti, autoridades municipais e pessoas da comunidade, ocorreu no final da cerimônia uma apresentação da Banda Municipal de Caxias, sob a regência do maestro Pedro Paulo Mandeli, e dos CTG’s Roda de Chimarrão, da E.M Giuseppe Garibaldi e Marco da Tradição, da Marcopolo.
Santo Isidoro
Logo após a solenidade, o Prefeito Victório Trez dirigiu-se para a localidade de Santo Isidoro Agudo, no interior de Criúva, onde aproximadamente 500 pessoas participaram da Festa do Colono de 1987. Na ocasião também estavam presentes o prefeito de São Marcos, Serafim Quissini e esposa, o subprefeito de Criúva, Adelino Bernardi e esposa, o padre Pedro Rizzon, festeiro de honra e patriarca do lugar, os festeiros João Euzébio da Cruz e José Luiz Flamengui, o comerciante Joaquim Grison, de São Marcos, a secretária do Turismo de Caxias, Maria Frigeri Horn e esposo, além de outras autoridades. No último domingo, no município de Doutor Ricardo, ocorreu a 30ª Festa do Colono e Motorista, no Salão Paroquial Pe. Vitorio Scopel.