Sérgio Augustin, nascido em Sarandi (RS), vive o universo jurídico intensamente. Graduou-se em Direito pela UFRGS em 1983, com apenas 20 anos. Seu ingresso no judiciário também foi precoce. A partir de 1988, desempenhou uma expressiva atuação, que resultou sua fixação em definitivo na Comarca de Caxias do Sul. Nos últimos 19 anos, no judiciário caxiense, Augustin destacou-se na direção do Fórum (2003/2004), Vara Criminal e 6ª Vara Civil. Em paralelo, juiz Augustin dedicou especial lições como professor na Universidade de Caxias do Sul. Detentor de uma vasta experiência no cotidiano da magistratura e com doutorado, agregou valores ao curso da UCS, nas disciplinas de Direito Processual Penal e Prática Jurídica.
Além disso, colaborou na organização de palestras e congressos de temas jurídicos. Respeitado e considerado pelo seu engajamento educativo no Direito, Augustin levou seu conhecimento sublime para os cursos da FSG, Ftec e Universidade Luterana do Brasil. Sérgio Augustin também evidencia-se na história política de Caxias do Sul. Em 2012 foi juiz eleitoral da 16ª Zona. Entre os momento emblemáticos desta atuação, destaca-se a diplomação do prefeito Alceu Barbosa Velho, em 17 de dezembro de 2012, na sede do Legislativo caxiense. No dia 23 passado, Augustin recebeu o título de Cidadão Caxiense, símbolo de reconhecimento pessoal e profissional. A indicação feita pelo vereador Kiko Girardi teve aprovação plena perante os integrantes da câmara. Na sua manifestação, Sérgio Augustin, não deixou-se afetar tão somente pelo deslumbramento e mostrou-se perplexo com a realidade brasileira.
Sempre defendendo a democracia nos meios de comunicação, reformas na política e tributária, finalizou afirmando que está à disposição para auxiliar nos aprimoramentos sociais.
Trajetória Aplaudida
Para quem esteve presente na solenidade que homenageou o juiz aposentado Sérgio Augustin, teve a satisfação de assistir um vídeo que registrou alguns momentos marcantes. A infância aparece coroada com a conquista de um prêmio literário promovido pelo Correio do Povo.
A consciência política está evidente nas manifestação populares de rua e na presidência da juventude do PMDB, em 1986. A saudação de amigos do judiciário, da UCS, Ftec e do governador José Ivo Sartori, entre outros, demonstrou o reconhecimento para um cidadão que dignifica e engrandece a comunidade caxiense na sua função de jurista e educador na ciência do Direito. Esta forte interação com Caxias do Sul, estabelecida por Sérgio Augustin, ficou evidente na própria casa legislativa, onde o presidente Felipe Gremelmaier foi seu aluno na UCS há 17 anos.
Arte de escrever
A inclinação para escrita surgiu de forma natural na vida de Sérgio Augustin. Embora formado em Direito e atuando como juiz, sempre procurou colaborar na imprensa com artigos elaborados numa linguagem elevada e posicionamentos coerentes. Esta afinidade o levou a cursar Jornalismo na UCS. Atualmente, assina uma coluna na revista Acontece.
Dentre suas publicações científicas, voltadas ao conteúdo jurídico, destaca-se a obra Direito e Marxismo, lançada em 2012, pela editora da UCS. Sérgio Augustin, juntamente com Enzo Bello, Letícia Gonçalves Dias de Lima, Martonio Mont’Alverne Barreto Lima organizou o volume que abordou ensaios críticos na seara econômica, democracia, constitucionalismo, justiça e meio ambiente. Este trabalho resultou no I Congresso Internacional de Direito e Marxismo. O livro exposto na entrada do Bloco 58 da UCS, traduz parte da rica produção literária de Sérgio Augustin.