A Universidade de Caxias do Sul consolida seu cinquentenário de fundação com a satisfação de ampliar diverso projetos na área do ensino. Com isto, a instituição oferece uma interação comunitária voltada para o bem estar dos cidadãos, cuja relação supera os limites do ambiente das salas de aulas.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a UCS exibe bons propósitos e um vínculo comprometido na defesa da natureza. A constituição de um zoológico, há 20 anos, possui objetivos pedagógicos.
Amor aos animais
Neste ano, a Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade, focada na preservação dos biomas brasileiro e preservação da vida. Na solenidade de abertura, realizada na Catedral Diocesana, a Bióloga Claudia Borges Machado relatou a sua experiência no Zoo da UCS. Além de descrever a beleza dos animais, Cláudia realçou o trabalho sagrado de salvar animais, alguns vítimas de maus tratos, e dos filhotes que ficam órfãos devido algum incidente natural ou provocado pela indolência humana. Na imagem percebe-se a bióloga com um filhote de lontra, em setembro de 2005.
Tucanos Salvos
O zoo da UCS realiza um trabalho fraterno e de indescritível valor ao meio ambiente. Desde 1997, o local oferece auxílio para animais agredidos ou vulneráveis. Em dezembro de 2012, Geroni Rech encaminhou dois filhotes de tucanos desamparados. O atendimento da equipe responsável, em oferecer diagnóstico médico e uma alimentação adequada, permitiu o retorno dos pássaros ao habitat natural.
Conforme o site da UCS, os profissionais elaboram laudos técnicos para a Polícia Federal, IBAMA e Patram.