A localidade de Saiqui encontra-se a sete quilômetros de Canela. Segundo historiadores, já na metade do Século 19 a localidade (e grande parte da região) tinha esse nome, provavelmente pela igual denominação ao arroio existente nas proximidades. Na língua indígena caingangue, "sai" é a denominação de um pássaro da família dos cerebídeos e tanagúdeos; e "quy" ou "quyra" significa "novo", "verde", trazendo para a cidade o significado de pássaro novo. Toda a região do Saiqui e arredores guarda preciosidades de grande valor histórico, principalmente no que diz respeito à arqueologia. Vestígios de casas subterrâneas, cemitérios e materiais em pedra e cerâmica usados pelo índio caingangue podem ainda ser encontrados na região.
Leia mais
Memória: 50 anos do campo de Nossa Senhora do Rosário
Memória: o Santuário de Caravaggio na História
A primeira Romaria de Caravaggio até o Parque do Saiqui ocorreu no ano de 1959, por ocasião da doação de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, feita por Ângela Sbardelotto Rigotto. Dona Ângela, devota há muitos anos da Virgem, mesmo residindo em Canela, sempre participava das Romarias de Caravaggio na cidade de Farroupilha. Observando outras pessoas que faziam o mesmo e, principalmente, sentindo que muitos canelenses não participavam por não terem condições de deslocamento até Farroupilha, resolveu juntamente com seu marido doar uma imagem para a Paróquia de Canela.
Em 1960, em consequência disso, ocorreu a segunda romaria, que, juntamente com a anterior, serviu para ilustrar a fé e a devoção do povo pela santa e apoiar a continuidade da romaria na cidade, por ocasião do dia da aparição, 26 de maio. E assim foi feito, sendo a romaria de 1961 considerada a 1ª para o calendário turístico e religioso de Canela.
Romaria
As romarias e festas em honra a Nossa Senhora de Caravaggio em Canela completam, em 2017, seus 57 anos de existência, numa explícita demonstração da fé da comunidade, bem como a vocação para o turismo religioso de Canela e da Região das Hortênsias.
A organização do evento é feita pelos devotos da Virgem, com a coordenação direta da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela, a famosa Catedral de Pedra. Hoje, o município de Canela e a paróquia trabalham para a transformação do Parque do Saiqui em Santuário de Caravaggio em Canela. As obras já estão em andamento e representam uma realização da comunidade, que encontra-se muito perto de sua concretização.
Hoje, o município de Canela e a paróquia trabalham para a transformação do Parque do Saiqui em Santuário de Caravaggio em Canela. As obras já estão em andamento e representam uma realização da comunidade, que encontra-se muito perto de sua concretização.