Em 2016, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) completou 115 anos de atuação. Atividades como o lançamento de selo comemorativo à data, marcaram o aniversário de fundação da entidade. Porém, durante todo o ano, um ato significativo marcou as reuniões-almoço da CIC: a exibição de vídeos com depoimentos de 16 ex-presidentes da organização, que, pelo seu valioso conteúdo, destaca a importância da participação da CIC no desenvolvimento de Caxias do Sul e região.
Nas declarações, ex-presidentes desde a década de 1960, incluindo nomes como Raul Randon, Paulo Bellini e Guido D'Arrigo, expõem os segredos do desenvolvimento econômico da Serra gaúcha. Os relatos tratam de ações como o uso da Festa da Uva para trazer lideranças nacionais, criação da Comissão de Fiscalização de Obras Públicas, criação do Consórcio Caxiense de Exportação, participação e influência na criação e desenvolvimento do Distrito Industrial, formatação de uma entidade empresarial com a participação e envolvimento de empresários de vários segmentos, consolidação da Universidade de Caxias do Sul, Comissão Pró-Rota do Sol e criação do Conselho da Empresária e CIC Jovem.
Leia mais
Primórdios do abastecimento de água em Caxias do Sul
O desenvolvimento econômico regional nos anos 1950 a 1970
Os 40 anos do museu da FEB em Caxias
Para que a comunidade possa entender como as lideranças empresariais auxiliaram no progresso do município, a CIC realizou a doação do acervo digital ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O ato ocorreu na reunião-almoço do último dia 28. Os vídeos também podem ser acessados no site da entidade (www.ciccaxias.org.br).
Segundo Nelson Sbabo, atual presidente da CIC, o acervo poderá servir como material de pesquisa de teses, monografias ou qualquer outro trabalho ou estudo que vise conhecer a história do desenvolvimento econômico e social caxiense.
– A CIC teve participação decisiva em muitos momentos da história de Caxias do Sul e região, e sua representatividade torna-se evidente a partir dos fatos contados por estes ex-presidentes – afirma Sbabo.
A entidade congrega atualmente 23 sindicatos patronais das mais diferentes categorias econômicas, representando 25 mil empresas, que empregam mais de 160 mil trabalhadores e geram um Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de 21 bilhões de reais.