Após atuar como jogador de futebol nas equipes do Esporte Clube Juventus, Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul, Esporte Clube Floriano e Bangu, na década de 1950, o aposentado Getúlio Jacoby da Rosa, 88 anos, deu início a uma bem sucedida carreira de treinador.
Foi a partir de 1959, quando passou a comandar times como o Floriano, o Tupy, o Grêmio Esportivo Gethal, o Cruzeiro e o Vasco da Gama. Atuando neste último, Getúlio – ou melhor, Vacariano – recebeu o título de melhor treinador do ano de 1965, conferido pela Rádio Difusora Caxiense.
Mas a consagração viria mesmo em 1967, quando seu Getúlio passou a colaborar com a equipe do Grêmio Atlético Eberle, treinando o time juntamente com Antonio Vargas de Oliveira, o popular Galego.
Leia mais
Varejo do Eberle: presentes que duram a vida inteira
Eberle: a Fábrica 1 em 1956
Eberle Centro: detalhes de outros tempos
Na imagem acima vemos o time em 1967, quando sagrou-se campeão. De pé, da esquerda para a direita, estão o massagista Vanderlei, Getúlio, Alberto, Joãozinho, Jurandir, Barp, Luiz Carlos, Rui Moroni, Antonio Kramer, Neves, Paulo, Milani, Roni Rosa e Maneca. Agachados vemos os jogadores João, Bugio, Getulião, Renato Segalla, Biaggio, Martinelli e Viero. Abaixo, outro registro daquele dia. A partir da esquerda estão Maneca, Alberto Valim de Lima, Getúlio Jacoby da Rosa e o massagista Vanderlei.
Na fábrica
Ao mesmo tempo em que treinava o time do Eberle, Getúlio Jacoby da Rosa também trabalhava na metalúrgica, como mecânico de manutenção. Em 1969, ele completou o jubileu de prata na empresa, recebendo o clássico relógio de ouro pelos 25 anos de colaboração. Sua trajetória no Eberle iniciou em 1944 e perdurou até 1981, quando aposentou-se.
Treinos
Seu Getúlio encerrou os trabalhos como treinador de futebol em 1977.