Neste domingo, dia 4, a localidade de Torino, no município de Carlos Barbosa, sediará o Encontro da Família Baldasso – foi exatamente lá que os primeiros imigrantes da família se assentaram no final do século 19.
A festa vai reunir os descendentes dos irmãos Angelo e Luiggi e dos seus primos Giuseppe, Valentino e Antonio, todos vindos da província de Treviso, na Itália. Eles chegaram em 1878 e fizeram parte dos mais de 1,5 milhão de italianos que emigraram para o Brasil (cerca de 100 mil no RS) entre 1875 e 1935.
O evento se inicia às 10h30min, com uma missa na Capela Nossa Senhora da Saúde. Às 12h30min, haverá almoço no salão da comunidade de Torino.
Na imagem acima, a família de Celeste Antonio, filho mais velho de Angelo Baldasso e Lucia Pozzebon, casal que teve outros três filhos: Pietro Vittorio, Santa e Fortunata. A família era natural de Giavera del Montello, na província de Treviso. Sentados, da direita para a esquerda: Tereza, Nona Angela, Luiza, Celeste Antonio, Joana. De pé, da direita para a esquerda, estão Fiorofante, Humberto, Carolina, Pierina, Delfina, Dosolina, Maria, José (Bepi) e Angelo.
Atuação no cooperativismo leiteiro
Em 2012, a Cooperativa Santa Clara, sediada em Carlos Barbosa, festejou o centenário de fundação. O projeto agregou o trabalho de várias famílias de agricultores, promovendo a produção de leite e queijos. Entre os fundadores, destacou-se o idealista Pietro Vittorio Baldasso (1879-1948).
Na fotografia abaixo percebem-se o casal Leonilda Maffacioli e Pietro com os filhos Leonelo, Eugenio, Constatino, Ricieri, Fausto, Guerino, Ernesto, Gentil, Fiorinda, Fermina, Rachele, Amalia, Angelo, Angela, Dora e Rosalina.
Leia mais:
Encontro da família Gedoz em Carlos Barbosa
O Quatrilho: 30 anos do livro, 20 anos do filme
Encontro da família Simon em Carlos Barbosa
O encontro
Mais informações sobre o encontro pela página do Facebook Encontro da Família Baldasso.