Em tempo de Olimpíadas agitando o Brasil, continuamos recordando os jogos que movimentaram Caxias do Sul, mais precisamente o antigo 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm (atual quartel), em 15, 16 e 17 de agosto de 1952.
Leia mais
Uma Olimpíada agita Caxias do Sul em 1952
E nós tivemos Olimpíada
Memória: o adeus ao ídolo do ciclismo Charles Lamb
Entre as jovens participantes das Olimpíadas Caxienses de 64 anos atrás esteve Lorena Lucatelli. Convidada pela colega Leni Corso, a ex-atleta, hoje com 83 anos, disputou as provas de arremesso de dardo, modalidade em que conquistou o primeiro lugar, além de salto em distância, revezamento 4x100 e vôlei.
Integrante da equipe do Aymoré, Lorena tinha 18 anos à época, recorda perfeitamente dos jogos e guarda com carinho a medalha que recebeu do radialista Nestor Gollo, coordenador do Departamento de Esportes da Rádio Caxias, promotor do evento.
– Sempre fui uma pessoa ativa, estava presente em tudo – conta dona Lorena, que posteriormente atuou na área contábil.
O final da competição foi marcado por fogos de artifício e tiros na então Praça Rui Barbosa, além de festa nos salões do Recreio Guarany.
A equipe do Aymoré
Grande vencedora das Olimpíadas Caxienses de 1952, a equipe do Aymoré Futebol Clube congregava atletas das mais diversas modalidades. Entre os vencedores estiveram, além de Lorena Lucatelli, Aquiles Marthel (primeiro lugar nos 100m livres e com barreira), Wilson Lucchese (salto em altura), Lauro Piccoli (basquete e salto em distância), Julio Craebien (arremesso de peso), Cristina Brugger (salto em altura e natação 50m), Maria Brugger (arremesso de disco), Sady Boff (natação 100m costas), Nilton Rigobello (100m peito), José De Carli (100m infantis), Claudio Favaro (columbofilia), Luciano Elia e Neslon Alquati (box peso leve e peso meio leve ligeiro, respectivamente).
Você possui mais fotos de competidores? Entre em contato.
Organização
As Olimpíadas Caxienses foram organizadas pelo Departamento de Esportes da Rádio caxias, coordenado por Nestor Gollo. Mas as comissões envolveram dezenas de outros profissionais das mais diversas áreas, como Nestor Rizzo, Dante Andreis, Mauro De Blanco, Arduíno Masotti, Mario Antonio Lozano, Adão Fagundes e Solon Coelho, entre outros.