A rampa de voo livre Ninho das Águias, localizada em Nova Petrópolis, originou-se no espírito aventureiros de jovens caxienses. Os amigos Álvaro Franzoi e Marciano Tonet foram os primeiros desbravadores da montanha que faz divisa com Caxias do Sul. Na década de 1980, o lugar começou a ser frequentado de forma precária pelos amantes do voo livre. O poder público ainda não tinha se sensibilizado pela potencialidade turística e muito menos pela riqueza natural e recreativa. Como se fosse uma família, Franzoi e Tonet levavam seguidores para desfrutar os encantos da paisagem vista do morro, além é claro de testemunhar as incipientes decolagens com asa delta.
Geraldo Stragliotto, 63 anos, deslumbrou-se com a perspectiva de voar em asa delta em 1984 e testemunhou a evolução da rampa em Nova Petrópolis.
– No começo, deixava-se os veículos na estrada e caminhava-se a pé até o local dos voos – recorda.
Embora tenha havido uma fuga para a modalidade de paraglider, cujo equipamento é para versátil para manusear no transporte e montagem, Stragliotto permanece fiel ao voo de asa delta. Na imagem, percebe-se o colorido das asas deltas numa tarde ensolarada de 14 de maio de 1989. Oficialmente, a rampa foi inaugurada em fevereiro de 1989. A prefeitura de Nova Petrópolis adquiriu a área de 7 hectares em 1988.
Informações desta coluna são do repórter fotográfico Roni Rigon.