Ela é a representante mais velha da terceira geração dos Guidalli no Brasil e no último dia 2 de junho completou 91 anos. Falamos de Zila Guidalli Streher, filha do casal Dante Octávio Guidalli e Angelina Venzon Guidalli. Escolhida Miss Caxias em 1947, Zila nasceu em 2 de junho de 1925 e por várias vezes foi escolhida representante da cidade em concursos de beleza, devido à elegância e ao porte altivo - foi também Rainha do Esporte Clube Juventude e Mais bela Caxiense.
Irmã do meio de João Venzon Guidalli e Zóla Guidalli De Carli, a jovem casou-se em 1951 com Ênio Gomes Streher, com quem teve os filhos Geraldo e Gilberto. Desde cedo, porém, ela já era conhecida entre parentes e amigos como uma exímia doceira, graças ao capricho e esmero na produção das tortas e quitutes - obrigatórios nas celebrações de família.
Na imagem acima, a comemoração do aniversário de 15 anos de Zila (com as flores). Ela aparece junto a um grupo de amigas no antigo casarão da família, na Rua Sinimbu, ao lado da Metalúrgica Abramo Eberle, onde também funcionava a lendária Vidraçaria Guidalli.
Na foto aparecem, a partir da esquerda (em pé), Isaura Gubert, Nadir Guidalli, Laurinda Gubert, Lezi Bedin, Mari Quadros, Zita Lozano, Zilda Baumgarten, Luiza Manfro, Lourdes Saretta, Diva Dalle Molle e Dalva Menegotto (sentada no braço do sofá). No sofá estão Mafalda Castanhoto, a aniversariante Zila e Nair Araújo. Por fim, sentadas no chão, aparecem Doralice Manfro (à esquerda) e Ione Serafini (à direita).
Leia mais:
140 anos de imigração italiana: encontro da família Guidalli
Encontro da família Guidalli: uma vidraçaria que marcou época
Bomboniére Maratá na Av. Júlio em 1943
Varejo do Eberle: um clássico do Centro
Ferragem Caxiense em 1947
Lembranças do antigo Real Hotel
Talento na pintura
Hábil e talentosa, Zila frequentou o Atelier de Pintura da Irmã Luizangel, no Colégio São José. Seus trabalhos em tinta a óleo são reflexo de uma época em que os dotes femininos incluíam também o domínio das artes plásticas.
Várias telas, aliás, permanecem nas residências dos familiares como uma lembrança de "seu tempo". Abaixo, uma das pinturas de Zila, datada de 1943 e mantida pela sobrinha Mara De Carli.
Escola de Belas Artes de Caxias do Sul em 1958
Aldo Locatelli e o retrato de Diva Martinato em 1962
Elys Ramos Rodrigues: um óleo sobre tela pintado por Locatelli em 1952
Encontro de família
Em 12 de dezembro de 2015 ocorreu em Caxias o primeiro encontro da família Guidalli. O roteiro dos descendentes incluiu uma passagem pelo centenário casarão de pedra e madeira da Rua Coronel Flores, próximo à Estação Férrea, onde morava a também lendária doceira Herminia Guidali Bedin, tia de Zila.
Família Guidalli: um "doce" casarão no bairro São Pelegrino
Indústria, comércio e serviços: os preferidos dos caxienses em 1954
Colaboração
Parte das informações deste post integra o livro "Nossas Mulheres... que ajudaram a construir Caxias do Sul", de Leonor Aguzolli e Maria Abel Machado.
Confira outras publicações da coluna Memória
Acesse antigos conteúdos do blog Memória