O Clube Juvenil foi gestado durante uma audição de piano, na casa da professora Amália Giesen, em 17 de junho de 1905. Carlos Giesen, Henrique Moro e Américo Ribeiro Mendes, que assistiram às apresentações da alunas de piano, idealizaram as primeiras tratativas para constituir um clube social – em 19 de junho, numa sala cedida por José Bragatti, foi consolidado o propósito, com a presença de 15 jovens.
Desde então, o Clube Juvenil fomentou uma programação recreativa e esportiva que valorizou e fortaleceu as relações na comunidade caxiense: na primeira sede, construída em 1910, havia salão de festas, restaurante, sala de bilhares e jogos de bolão. Já em 1917, o livro Rio Grande do Sul Sportivo elaborou um documentário das atividades esportivas no Estado.
O Clube Juvenil, por exemplo, destacou-se pelo bem organizado departamento de futebol. Naquela época, a modalidade de esporte ainda estava se firmando no contexto social, tanto que muitas expressões eram escritas e pronunciadas em inglês – o próprio futebol foi aportuguesado do vocábulo inglês foot ball.
Na imagem acima, percebe-se uma disputa entre o Sport Club Juvenil e o Internacional, de Porto Alegre. Não havia arquibancadas, e os torcedores assistiam aos jogos em pé.
Leia mais:
Clube Juvenil: 110 anos depois
Juventus: os 60 anos do tricampeonato varzeano em 1954
Baile no Esporte Clube Juventus nos anos 1950
Memória
O Sport Club Juvenil na história do futebol caxiense
Time atuou de forma amadora entre 1916 e o início dos anos 1930, jogando no terreno cedido por Domênico Tronca, nas imediações das ruas Tronca, Marechal Floriano e Sarmento Leite
Rodrigo Lopes
Enviar email