O 4º Encontro da Família Zoppas ocorre neste sábado (23), no Clube Integração, em Garibaldi, com uma motivação especial: a comemoração de 88 anos de Rosalina Magdalena Zoppas Accorsi, neta do imigrante Antonio Zoppas.
A história da família Zoppas no Brasil remete ao ano de 1881, com a chegada do imigrante Antonio Zoppas, oriundo do Distrito de Vittorio Veneto, na Itália. Antonio Zoppas e sua esposa, Caterina Scottá, estabeleceram-se na colônia Conde d'Eu, atual Garibaldi, onde deram início à fábrica de gaitas Zoppas.
Uma viagem pela Garibaldi de 1912
Foram localizados registros de recolhimento de impostos referentes a essa fábrica datados de 1897, o que a torna, até o momento, a primeira fábrica de gaitas do Brasil. O Museu Municipal de Garibaldi registra parte da história da família Zoppas, inclusive com um exemplar da gaita Zoppas, fabricado em 1930, além da certidão de recolhimento de impostos emitida pelo Arquivo Histórico de Bento Gonçalves.
Na foto acima, de 1971, os netos de Antonio Zoppas, filhos de Luigi Zoppas e Maria Missiaggia. Da esquerda para a direita estão Agustinho, João, Orestes, José e Antonio. Sentadas, Adelina e Rosalina.
Leia mais:
Garibaldi: encontro da família Grandó/Grandeaux
Um legado familiar em Garibaldi
Encontro da família Vaccari em Garibaldi
Segunda e terceira geração
Antonio Zoppas casou-se com Caterina Scottá, com quem teve oito filhos. Na imagem acima vemos seu filho Luigi, a esposa Maria Missiaggia e os filhos Antonio, José, Pedro, Orestes, João, Adelina, Agustinho e Rosalina, vários deles na imagem que abre a matéria.
Leia mais:
Carnaval: folias de outros tempos em Garibaldi
História preservada há 28 anos em Garibaldi
Primórdios do Bar Joe, em Garibaldi
Saiba mais
Mais informações por meio do Facebook Familia Zoppas.
Participe da coluna
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigo.lopes@pioneiro.com.
Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória