Bom Dia! A semana vai se despedindo, aos poucos... Os dias seguem dentro da normalidade e a vida é convidada a encontrar-se com a realização... Nossa prioridade: sentir a vida e fazer escolhas acertadas... No calendário litúrgico, hoje, é o dia de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina... Feliz dia!
“Aprecie o improvisado, a vida vai muito além do que se planeja.” (@passarinhos_no_telhado).
A realidade externa e a própria cultura nos imprimem um jeito de ser, bem como uma forma de olhar o mundo. Tudo o que acontece passa pelo crivo do nosso olhar e da nossa percepção. Os pensamentos e sentimentos brotam deste cenário que delimita movimentos e entendimentos. Posso estar enganado, mas as pessoas estão se agitando sem um justo motivo.
A pressa tem roubado a paz interior e aumentado o cansaço físico e mental. É ilusão pensar que o mundo será diferente, nos próximos anos. A autonomia é uma conquista individual, assim como o estilo de vida é uma escolha intransferível. Não vejo outra saída a não ser tomar a vida pela mão e dar um justo ritmo.
O modo de viver não pode ser alterado pela forma como o mundo da tecnologia planeja o tempo e as ações. Podemos e devemos usufruir das melhorias que vão sendo efetuadas, mas o estilo de vida é algo muito particular. Sempre gostei de planejamento, mas a vida foi me ensinando que não podemos nos fixar num plano somente. O que não foi pensado e nem planejado também pode acontecer em qualquer momento. Saber lidar com imprevistos que modificam a rotina e que mostram outras direções é condição, num mundo em contínua mudança.
Normalmente um planejamento acaba definindo e limitando os movimentos, pois toda a energia deve ser canalizada para alcançar determinado objetivo, dentro de um tempo determinado. Gosto de deixar um espaço entre uma meta e outra, pois nestes intervalos muitas coisas podem acontecer. O que chega sem ter sido planejado pode ser tão ou até mais importante do que o próprio planejamento.
Ter que improvisar não é uma falha ocorrida no percurso. Pode ser uma oportunidade ímpar de fazer acontecer algo totalmente novo. Sempre apreciei a flexibilidade, que é capaz de abraçar tudo e deixar a vida fluir naturalmente. Ser flexível é estar aberto às surpresas que acabam acontecendo para além dos planejamentos. Viver é uma descoberta diária.
Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!