Bom Dia! Amanhece o último dia do mês de fevereiro de 2024... De 12 meses, já vivenciamos dois... Obrigado, Senhor, por tudo o que aconteceu neste mês, mais curto, mas intenso... Feliz dia!
"Sucesso por fora e insucesso por dentro. Estamos na era das trevas mentais." (Augusto Cury).
Saudades do tempo em que se olhava as pessoas e as paisagens com mais serenidade e sem nenhuma pressa. Todos concordamos que vivemos numa época onde tudo se transforma em visual, ao ponto de projetar como será o nosso semblante, depois dos 70 ou 80 anos. Tudo está exposto: o corpo, as refeições, a residência e o que realizamos diariamente. A própria privacidade anda sofrendo, pois tudo acaba sendo mostrado e comentado. Posso estar engando, mas nem tudo o que é apresentado corresponde com a interioridade humana: o que está no rosto nem sempre está no coração. Sucesso por fora e insucesso por dentro, não deixa de ser uma verdade coletiva.
Ocupar-se com as aparências faz parte da convivência e do amor próprio, mas deixar de investir na interioridade para demostrar aos outros um sucesso que não se sustenta é arriscado. O autocuidado é muito importante, mas o que conta mesmo é a coerência e a fidelidade para consigo mesmo, que enaltecem uma existência harmoniosa. Mas onde reside o essencial? Andamos vislumbrados com o colorido de tudo e de todos, mas pouco encantados com a grandiosidade de uma vida que é única. A nossa essência anda carente de afagos e de confirmações. Nem todos conseguem responder, espontaneamente, as indagações que brota de uma interioridade que deseja um sentido maior.
A ausência de autenticidade pode nos levar às trevas mentais, que machucam e descaracterizam a própria existência. Um mundo em mudança requer pessoas firmes e decididas, de bem com a vida e dispostas à humanização. Sugiro um período de pausa expositiva, pois andamos estressados por ter que mostrar aos outros aquilo que não somos. A felicidade é nossa alegre manifestação, mas somos visitados também pela tristeza. Acontece que somos normais, feitos de altos e baixos, conjugamos risos e lágrimas, mas não abrimos mão de sermos autênticos. Primamos pelo sucesso por dentro e por fora. Viver é instigante e desafiador. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!