O vinho é uma das bebidas mais consumidas durante o inverno e o Rio Grande do Sul, conhecido pelo clima e pelo frio da Serra Gaúcha, é o coração das vinícolas brasileiras e um grande exportador da bebida, já que as melhores e mais conhecidas produtoras estão localizadas no estado. O que muitos não sabem, é que o vinho também tem uma contribuição socioeconômica e cultural, herdada da imigração italiana.
O cultivo dos viveiros de uvas iniciou com o estabelecimento das famílias de origem italiana no início do século 20, que fundaram grande parte das vinícolas nacionais. Hoje, a cultura do vinho movimenta a economia na Serra Gaúcha, que neste ano prevê um aumento na safra de 800 mil toneladas e uma estimativa de consumo de 2,8 litros por habitante, trazendo esperança de um faturamento maior para o setor.
Mas você sabia que o vinho, além de saboroso, pode trazer benefícios à saúde? A uva, fruta rica em fibras, vitamina C, minerais e carboidratos — que é o principal componente da fórmula da bebida — é a responsável por essas vantagens. Uma taça de vinho por dia ou um copo de suco, aliado a outros hábitos saudáveis, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que a fruta auxilia no controle da pressão arterial.
De acordo com a química industrial de alimentos, responsável pelo setor de Controle de Qualidade dos Supermercados Andreazza, Anelise Kist, além de ajudar no cuidado com problemas cardíacos, a uva também contribui para a saúde de outros órgãos:
— Ela auxilia, também, na melhora da saúde da visão, no equilíbrio da glicose no sangue, aumento da saúde do sistema digestório e ainda diminui os riscos de desenvolvimento de câncer — explica a especialista.
Além disso, a fruta é anti-inflamatória e antioxidante e atua no antienvelhecimento. Isso ocorre porque as uvas, principalmente as escuras, possuem substâncias que protegem o coração, pois diminuem a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. Anelise pontua, também, que as vitaminas E, C, K e A estão presentes na fruta, assim como o potássio.
Além do vinho e do suco, a uva pode estar no formato de óleos, farinhas e geleias, sem perder sua contribuição nutricional. Todas as formas são encontradas nos Supermercados Andreazza, que possui em suas lojas produtos com fabricação própria nas padarias, contando, inclusive, com uma área específica para a venda.
Em algumas das unidades dos Supermercados Andreazza, como a do Passeio Norte, Pio X, São Francisco (em Bento Gonçalves) e a recém-inaugurada Santa Lúcia, há um espaço especial com adega, oferecendo a venda de rótulos importados dos principais países produtores do mundo, como Itália, França, Portugal, EUA, Argentina, Chile e Uruguai.