Os impactos desde a chegada da pandemia no Brasil são muitos. Embora a maioria das áreas tenha sofrido com os efeitos do vírus, houve também, a partir de todas as dificuldades geradas, a disseminação de uma atitude que merece ser exaltada: a da solidariedade. Pesquisa realizada pelo Datafolha em setembro do ano passado mostrou, por exemplo, que 96% dos brasileiros têm o desejo de ser mais solidário e buscam realizar ações para fazer o bem e promover um futuro melhor, mas muitas vezes não sabem como agir para isso.
Mas é nos últimos meses que iniciativas como a de distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e até mesmo o simples gesto de se oferecer para ir até a farmácia ou supermercado para quem faz parte do grupo de risco para a Covid-19 passaram a ganhar mais visibilidade e engajamento entre as pessoas.
E motivos para isso não faltam: pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) indica que nos últimos meses do ano passado 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país enfrentou algum grau de insegurança alimentar. Outro levantamento, divulgado em março pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), mostrou que a pandemia levou ao aumento dos índices de pobreza e de pobreza extrema na América Latina no ano passado.
Comprometidos com a responsabilidade social
No Rio Grande do Sul, diferentes movimentos têm se organizado para ajudar quem mais precisa, seja sob a liderança de ONGs, entidades governamentais ou representantes da iniciativa privada. Os Supemercados Andreazza são representantes que vêm contribuindo com essa rede de solidariedade por meio de diversas ações.
— Nós, dos Supermercados Andreazza, não nos preocupamos apenas com as ofertas e o bem-estar de nossos clientes. Também carregamos em nossa essência a responsabilidade social, cultural e ambiental com toda a comunidade — destaca Jaime Andreazza, diretor do Grupo Andreazza.
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Mesmo antes da pandemia, cerca de 4% do faturamento mensal da rede de supermercados já era destinada a causas representadas por instituições públicas e privadas, como Fundação de Assistência Social (FAS), Fundação Caxias, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Condica), Parceiros Voluntários e Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan).
Nos últimos meses, o Grupo Andreazza intensificou as suas ações ao arrecadar nos mercados doações de alimentos e tecidos para a confecção de máscaras. Também reduziu o valor das cestas básicas e já doou milhares delas para os municípios em que atua desde o início da pandemia.
— Temos a expectativa de, sempre em parceria com entidades e organizações públicas e não governamentais, multiplicar esse tipo de ação nos próximos meses — acrescenta o diretor da empresa.
Troco Solidário
Uma das principais iniciativas de solidariedade promovida pelo Grupo Andreazza se chama Troco Solidário, que já obteve grandes resultados.
Em outubro do ano passado, R$ 100 mil foram destinados ao Hospital Geral de Caxias. Neste ano, já foram doados, por meio do Troco Solidário, R$ 120 mil no total, sendo R$ 100 mil para o Hospital Geral de Caxias, R$ 10 mil para o Hospital Pompéia de Caxias do Sul e outros R$ 10 mil para o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves.
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