A chegada do frio é quase sempre acompanhada por aumento na vontade de comer. Com a nova estação, é comum que as pessoas busquem alimentos mais encorpados, que tragam sensação de saciedade. Há, inclusive, explicações científicas para essa mudança repentina do apetite. Sentir mais fome no inverno deve-se a uma resposta fisiológica do organismo, que tem um gasto maior de energia para manter a temperatura do corpo nos dias mais frios. Assim, para suprir essa perda energética, consome-se mais.
Além do fator natural imposto pelo inverno, há mais de um ano os brasileiros têm que se adaptar às consequências da pandemia da Covid-19, que não se limitam apenas à saúde física, mas que alteram, também, estados psicológicos de ansiedade e transtornos alimentares. A necessidade de isolamento social e as mudanças causadas pelo novo coronavírus trouxeram uma série de mudanças à rotina das pessoas, dentre elas, a forma de se relacionar com os alimentos.
De forma geral, o fator da pandemia fez crescer a busca por alternativas saudáveis. De acordo com estudos do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), em vários estados, houve um aumento nas compras de frutas, hortaliças, feijão e outras leguminosas. Se antes da pandemia o consumo destes alimentos ficava em apenas 40,2%, atualmente o número já alcança 44,6%. É fato que os pedidos por delivery também registraram um crescimento significativo, mas isso se explica pois, quem já tinha esse hábito, apenas intensificou o consumo.
Muitas dessas mudanças no comportamento do consumidor em relação à alimentação puderam ser percebidas nas gôndolas de supermercados, é o caso do Supermercado Andreazza.
– A mudança nos hábitos de consumo durante a pandemia e nos dias mais frios é bastante sensível. Com o fechamento ou a restrição no atendimento de bares e restaurantes, as pessoas passaram a preparar e consumir mais alimentos em casa – de acordo com representante do departamento comercial do Supermercado Andreazza.
Tendo em vista esse crescimento na demanda e a busca dos clientes para manterem hábitos alimentares adequados, o supermercado passou a investir e expandir, ainda mais, as seções de produtos saudáveis da rede. Algumas unidades do empreendimento, como Passeio Norte, Pio X, São Francisco, Bento Gonçalves e a recém-inaugurada Santa Lúcia, oferecem variedades de sementes oleaginosas a granel, por exemplo:
– O Super Andreazza disponibiliza itens para uma alimentação balanceada em todas as lojas. Além de seções dedicadas a produtos integrais e para dietas com algum tipo de restrição, como lactose e glúten, há grãos a granel em certas unidades – afirma o representante.
Outra medida adotada pelo supermercado para se manter conectado aos clientes é o blog Super Andreazza, uma ferramenta utilizada para tratar de questões alimentícias e dicas para os consumidores. Além das ações relativas à alimentação saudável, a Rede prioriza a relação com os produtores rurais locais.
– A relação do Super Andreazza com os produtores locais e da região foi sempre muito próxima. Parcerias que seguem por anos, movimentam a economia dos municípios e garantem produtos frescos aos consumidores. O Super Andreazza estabelece uma ponte entre os agricultores e as famílias – comenta o porta-voz.
Confira 5 dicas para manter a alimentação saudável no inverno
Alimente-se bem e de forma regular: Aposte em alimentos que dão maior saciedade durante as refeições. Opte por aqueles que possuem mais fibras. Suflês e tortas de legumes são bem-vindos, e podem ser consumidos sozinhos ou com preparações quentes, grelhados e refogados. Sopas, caldos e cremes também são ótimas opções. Além disso, mantenha a alimentação de forma regular, de três em três horas.
Consuma gorduras boas nas pequenas refeições: Fazer as principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar, e deixar de lado outros momentos de alimentação não é um hábito saudável. Por isso, nas refeições pequenas, opte por alimentos como nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas e avelã.
Mantenha o consumo de frutas: As frutas são grandes aliadas para a saúde e bem-estar do organismo, independente da estação do ano, e contribuem para uma alimentação balanceada. No inverno, dê preferência às frutas da estação, como abacate, banana, laranja e bergamota.
Hidrate-se: O consumo diário de água deve ser mantido em qualquer estação do ano. Afinal, ela é essencial para o bom funcionamento do organismo. Beba água, sucos naturais e chás ao longo do dia. Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Pratique exercícios físicos: Manter o movimento faz bem para o corpo e para a mente. Por isso, não deixe de se exercitar durante o inverno. Pratique esportes, corra, caminhe ou até pule corda. O importante é estar em movimento.
Acompanhe as ofertas do Supermercado Andreazza clicando aqui.