Não é novidade para ninguém a extensa ligação de Thiago Lacerda com o Rio Grande do Sul. Além dos muitos amigos que possui no Estado, o ator carioca já deu vida a importantes figuras presentes no imaginário dos gaúchos, como Giuseppe Garibaldi, na série A Casa das Sete Mulheres; e o capitão Rodrigo Cambará, no longa O Tempo e o Vento. No entanto, o ator não conhecia São José dos Ausentes, uma das cidades mais visitadas do Estado por conta das belas paisagens e do frio. A "estreia" dele naquelas terras ocorreu na segunda (7), durante as gravações do longa gaúcho Coexistência, do diretor e roteirista Thiago Wodarski. O ator chegou no set empunhando seu próprio mate e passou o dia gravando, em área rural da cidade.
— Minha relação com o Estado é antiga e voltar é sempre muito bom. Neste cantinho aqui, eu nunca tinha vindo, finalmente poder conhecer Ausentes é um prazer — disse ele, em entrevista realizada pela secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Ausentes, Aline Maria Trindade Ramos.
Na história, Thiago vive Fernando, um médico misterioso que contracena com as personagens principais, duas irmãs, em cenas que se passam durante a infância delas.
— É um personagem misterioso que surge na história de um jeito um pouco inesperado. A medida que o tempo passa, a gente vai descobrindo que é um personagem controverso, ele tem um aspecto religioso importante e acaba se revelando um personagem abusivo, opressor, por vezes perigoso, por vezes estranho — definiu o ator, sobre o papel.
O elenco do filme tem ainda nomes como Martha Brito e Maria Galant, que vivem as irmãs Liana e Beatriz na fase adulta; e Juliana Wolkmer, que interpreta a mãe delas. Já o elenco mirim tem a participação da caxiense Helena Vaz, que fará sua estreia no cinema como a versão criança de Beatriz.
A equipe se despede de São José dos Ausentes nesta terça. O filme ainda não tem data de lançamento.