Anunciado para abrir ao público em março de 2020, o Parque Domadores de Pedra acabou tendo que mudar os planos por conta da pandemia. A atração, instalada numa área de 3,8 hectares que integra o roteiro Caminhos de Pedra, em Bento, está pronta para receber o público, mas só vai anunciar uma nova data de abertura quando a situação pandêmica estiver controlada.
– Abriremos apenas quando funcionários e visitantes estiverem em total segurança – pondera Angela Martins, diretora do Instituto Tarcísio Michelon, idealizador do parque.
Quando isso acontecer, o público poderá conferir esculturas produzidas durante as quatro edições do Simpósio Internacional de Escultores e do Simpósio Gaúcho de Escultores, todas instaladas num grande espaço a céu aberto. São 39 obras assinadas por artistas de 23 países. A curadoria é do artista Mario Caldera. O parque segue o conceito de museu a céu aberto, com inspiração no Instituto Inhotim (MG).
Outra particularidade muito legal do Domadores de Pedra é sua vocação social: toda a renda da bilheteria será destinada à manutenção do projeto, também desenvolvido pelo Instituto Tarcísio Michelon, que oferece aulas de música a crianças em situação de vulnerabilidade. O parque é um projeto executado via Lei de Incentivo à Cultura estadual, com patrocínio de Dell’Ano, Imobrás, Intral, Confeitaria Kidelizz, Moldart e Vinícola Aurora.