O jornalista Ciro Fabres colabora com a colunista Rosilene Pozza, titular deste espaço
A vereadora Estela Balardin (PT) está sugerindo que Câmara e prefeitura pensem conjuntamente na criação do que chamou de uma "renda básica emergencial" municipal para ajudar os problemas econômicos de famílias de baixa renda, aguçados pela pandemia. Ela fez a sugestão na sessão de ontem da Câmara.
Estela argumenta que o dinheiro injetado em forma de auxílio para famílias necessitadas retornará em seguida para a economia, ajudando a fazer a roda girar.
—Desigualdade social faz com que a economia não ande. O que principalmente trava a economia? É o fato de as pessoas estarem em situação de vulnerabilidade social escancarada e cada vez pior — discursou.
A vereadora petista citou que a procura pelo Cadastro Único do município aumentou 37,1% durante o período da pandemia. São cerca de 60 mil famílias cadastradas e que dependem de ajudas como a que propõe. Para Estela, o auxílio emergencial do governo federal trouxe certo alívio para as famílias brasileiras.
— A ideia é levantar o assunto para chamar a atenção de vereadores e do Executivo. Ele já está sendo tratado na Comissão de Direitos Humanos (da Câmara). Agora vamos fazer o chamamento de uma reunião pública, de forma ampla, para debater junto ao Executivo a melhor maneira de arrecadar recursos para implementar a renda básica emergencial — detalha Estela.
Até Marcon e Fantinel elogiaram
A sugestão de Estela recebeu apoios e elogios insuspeitos, como o do vereador Mauricio Marcon (Novo), mesmo com ressalvas dele e de seu partido em relação à distribuição de renda via governos. Sandro Fantinel (Patriota) elogiou a petista pela dedicação na busca de soluções e destacou que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, buscam fórmulas de fazer retornar o auxílio emergencial. Olmir Cadore (PSDB), líder do governo na Câmara, prometeu levar a ideia ao prefeito.
Outras manifestações pontuaram a necessidade de um diagnóstico orçamentário e político para verificar a viabilidade da proposta.