O que começa certo tem muitas mais chances de dar resultado no final. E uma das grandes diferenças de Caxias e Juventude neste início de temporada diz respeito aos acertos nas contratações. Seja naqueles considerados apostas ou nos atletas mais experientes, a direção grená deu de goleada.
É claro que comandante do processo pode ajudar ou atrapalhar, mas, dos dois lados, foram mais de 20 reforços que chegaram para a atual temporada. No Caxias, a base que hoje pode ser considerada titular tem como referências o goleiro Bruno Ferreira, o zagueiro Dirceu, o volante Vini Guedes, o meia Peninha e o atacante Jean Dias, todos “achados” para 2023. Jean é o único mais conhecido, por já ter atuado aqui em 2021, mas sem o mesmo destaque de agora.
Lá no início, Thiago Carvalho deixou claro que montou um elenco como ele queria, com alternativas para rodar o time a partir das características do rival. E isso se confirmou. Buscou jovens, como Ronald e Wesley, manteve Marcelo, Jonathan e Marlon, e acrescentou experiência com Dudu Mandai, Diego Rosa e Marcão.
A equipe manteve um padrão de atuações e chegou com muitos méritos até a semifinal do Estadual.